Economia

Já é conhecido projeto vencedor da 4ª edição do Orçamento Participativo de Albufeira

 
 
 
A apresentação do projeto vencedor da 4ª edição do Orçamento Participativo de Albufeira decorreu ontem, no edifício dos Paços do Concelho.

 
Esteve presente o presidente da Câmara e elementos da vereação, equipa responsável pela iniciativa, bem como alguns dos proponentes e facilitadores que acompanharam as reuniões públicas de participação, realizadas em todas as freguesias do concelho durante a segunda quinzena de março.
 
“A Requalificação da zona envolvente a norte do Complexo Desportivo de Ferreiras” foi o projeto mais votado, tendo alcançado a vitória com um total de 238 votos, com apenas 3 pontos de diferença em relação ao segundo projeto mais votado - “Criação do Parque da Cidade”.
 
Ana Pífaro, coordenadora da equipa do Orçamento Participativo, destacou que o projeto de Ferreiras foi o que obteve maior consenso, mas que os restantes irão, também, a seu tempo, ser regularizados pela Câmara. Ana Pífaro lançou o desafio ao presidente para, assim que possível, “levar para a frente o projeto que ficou em segundo lugar”.
 
Carlos Silva e Sousa, por sua vez, confirmou que todos os projetos que estiveram a votação (9 na totalidade) fazem sentido e irão ser objeto de ponderação por parte da Autarquia, para que possam ser executados oportunamente.
 
“O Orçamento Participativo tem a grande virtude de nos dar a noção do que é que as pessoas querem, de quais são as necessidades que consideram prioritárias para a zona onde vivem. Isto dá-nos o conforto de saber que o Concelho mexe e que participa nas decisões que implicam com o seu desenvolvimento de forma sustentável. Por isso iremos dar o máximo de atenção e fazer todo o esforço para que estes projetos sejam todos concretizados”. 
 
A freguesia de Ferreiras vai ganhar um novo espaço para fruição de residentes e visitantes, numa intervenção que conjuga a valência de estacionamento com a criação de uma Praça que irá permitir a realização de eventos. A requalificação, com um valor de investimento de 250 mil euros (a totalidade da verba do OP para esta edição de 2018) irá incidir na zona envolvente a norte do Complexo Desportivo de Ferreiras, numa área de intervenção com um total de 2 830m2. 
 
A obra consiste na intervenção na zona de Parque Infantil e Parque de Estacionamento, através da criação de um Parque Multiusos, mantendo a valência de estacionamento, demolição dos balneários existentes, colocação de estrutura de sombreamento com painéis laterais removíveis e correção viária da Rua da Nora, respetivas infraestruturas e reorganização dos lugares de estacionamento. 
 
O prazo de execução é de 180 dias, devendo ficar concluída até Dezembro de 2019.
 
Das edições anteriores já se encontra em funcionamento o Centro de Bem-Estar Animal (1ª edição), prevendo-se que até ao final deste ano fiquem concluídas as obras de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e a Requalificação do Polidesportivo da Guia (2ª edição), enquanto a Requalificação da Estrada dos Salgados e os Parques Lúdicos de Vale Navio e da Falésia irão ficar concluídos até Dezembro de 2018 (3ª edição).