Desporto

Jogos de Quelfes chegam a Espanha em 2016

 
Desde o dia 15 de abril que os cerca de 1500 alunos de cinco concelhos algarvios que participam nos VI Jogos de Quelfes estão a competir em diversas modalidades com o objetivo de promover o olimpismo. As provas prolongam-se até domingo.

 
A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, foi palco para uma das modalidades dos Jogos: o Lenço Grego, que consiste na participação de dois jogadores com o objetivo de apanhar um lenço que se posiciona nas costas do oponente. Nesta modalidade, que contou com 64 inscrições, as medalhas de outro e prata foram para duas jovens olhanenses e as duas de bronze para duas meninas do concelho de Loulé. Já as primeiras três medalhas para os rapazes ficaram em Olhão e a segunda de bronze foi para um louletano. 
 
Os Jogos de Quelfes integram cerca de 1500 alunos, entre os oito e os 10 anos, que frequentam escolas dos concelhos de Olhão, Tavira, Faro, Loulé e S. Brás de Alportel, e inclui modalidades como a natação, o futebol, a esgrima, o basquetebol, o andebol, atletismo e o já referido lenço grego.
 
A grande novidade desta edição foi a integração das modalidades paralímpicas natação e boccia, chamando assim a atenção para a igualdade de oportunidades e inclusão desportiva.
 
A abertura oficial dos Jogos aconteceu no passado dia 11, e estes já se encontram na reta final. O balanço desta sexta edição, apesar de ainda não ter terminado, já é considerado positivo. Com o sucesso evidente, a expansão dos Jogos já se encontra em progressão. O seu fundador, Gustavo Marcos, faz questão de salientar que já no próximo ano haverá “uma co-organização de sete municípios, ou seja, para além dos cinco que já temos este ano, participarão também Vila Real de Santo António e Ayamonte”.
 
Os Jogos decorrem até 19 de abril, dia da cerimónia de encerramento em S. Brás de Alportel, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires.
 
A fundação do movimento para os Jogos de Quelfes começou em 2008. Já com sete anos de vida e seis edições, estes têm dado provas da importância do movimento olímpico na sociedade e em especial na cidade de Olhão.