Sociedade

“Jogos Tradicionais, Memórias Lúdicas” em Loulé até 25 de abril

 
Está patente até ao dia 25 de abril, no edifício Atlético, uma mostra de Jogos Tradicionais da coleção de Constança Lago Brás, recolhida no algarve e outras partes do mundo ao longo de mais de vinte anos.

 
Esta exposição está integrada nas comemorações da Cidade Europeia do Desporto que Loulé, e pretende convidar todas as pessoas a reviver memórias de criança e de adultos.
 
Os materiais estão distribuídos por 15 vitrinas e espaços lúdicos. Esta mostra pretende apelar para os direitos da criança.
 
Com esta exposição, a autora pretende chamar a atenção para os mais velhos, "mestres depositários do saber e relembrar as memórias lúdicas, que se não forem registadas, poderão levar à perda da nossa identidade".
 
Os jogos e os materiais lúdicos são elementos integrantes da cultura que se vão acumulando no decurso da história e conferem poesia à vida de todos os dias. 
 
Por algumas destas razões a colecionadora sonha que um espaço museológico seria a melhor maneira de conservar estas memórias. 
 
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, 9h30 às 16h00.