siga-nos | seja fã
PUB
 

Jorge Correia

Jorge Correia
Imprimir Partilhar por email
08-04-2016 - 17:03
O médico Jorge Correia foi distinguido com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, após um longo percurso de trabalho na prática clínica e de dedicação à comunidade.
 
É uma incontornável “Figura da nossa Terra” que merece também este reconhecimento do Algarve Primeiro.
 
Natural de Tavira e nascido a 5 de Abril de 1918, o Dr. Jorge Correia reúne um conjunto de atributos que não só o evidenciam como médico, como enquanto ser humano sensível ás dificuldades de cada tempo em que desenvolveu a prática clínica.
 
«Foram muitas as vezes em que ajudou sem nada em troca», relatam utentes que testemunham o profissionalismo e a generosidade deste médico.
 
Com 98 anos de idade, o médico Dr. Jorge Correia, foi agraciado com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou no dia 7 de abril de 2016. A cerimónia teve lugar na Sala do Senado da Assembleia da República em Lisboa, tendo a tutela reconhecido oficialmente, após recomendação do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, a sua entrega e dedicação incansável à área médica e à causa pública com mais de meio século. 
 
Por razões de saúde o Dr. Jorge Augusto Correia não pode estar presente na cerimónia, tendo o prémio sido entregue à sua neta.
 
De acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve, “Após ter concluído a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1941, o Dr. Jorge Correia voltou à sua cidade natal para iniciar a prática clínica na Casa do Povo da Conceição e no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, onde se regeu, até a sua aposentação do Serviço Nacional de Saúde aos 70 anos de idade, pela profunda dedicação aos seus utentes.”
 
Com um percurso invejável de longevidade e com uma vasta experiência na área médica adquirida em Portugal e em Cabo Verde, muitas vezes como médico voluntário e não remunerado mas a trabalhar em equipas lideradas por especialistas de grande renome na época, Dr. Jorge Correia fez da medicina a «grande paixão da sua vida», como conta, com orgulho, o filho Luís Correia ao receber a notícia sobre a atribuição da Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.
 
Citado pela ARS Algarve, o filho do Dr. Jorge Correia falou do percurso do pai enquanto médico. “Passou pela Casa dos Pescadores, o Hospital da Misericórdia e a Caixa de Previdência de Faro antes de integrar o Serviço Nacional de Saúde.”
 
Luís Correia enfatiza: «Na altura, ser médico em Tavira era obra. Havia poucos especialistas no Algarve. O meu pai, junto com outros colegas cirurgiões, operavam gratuitamente pessoas no Hospital de Tavira de 15 em 15 dias. Ganhava depois a vida no consultório que estava sempre cheio.”
 
Com orgulho, Luís Correia conta que, “para quem não tinha meios, ele até chegou a pagar os medicamentos. Fazia partos na Serra de Tavira, chegando lá a cavalo. Foi cuidador de milhares de pessoas com uma grande consciência social. Sempre exerceu a medicina mesmo no período em se dedicou à política”. 
 
Os familiares do Dr. Jorge Correia descrevem-no como «muito despachado», «generoso» e sempre pronto para ajudar. Falam de um “médico de sete ofícios”, que esteve “sempre apegado aos estudos”.
 
O filho realça que, “o meu pai teve sempre uma grande dedicação à procura constante de novos conhecimentos, novas abordagens e técnicas na área médica.” E prossegue, “também ocupou o lugar de deputado da Assembleia Nacional e de Presidente da Câmara de Tavira entre 1959 e 1971 (galardoado com a Medalha de Ouro da cidade em 2000).”
 
Foi diretor e patrono da atual Escola Secundário de Tavira, que tem o seu nome.
 
Dr. Jorge Augusto Correia passou a exercer a sua prática clínica no Centro de Saúde de Tavira, onde foi Diretor de 1984 a 1988 e onde, no átrio, se encontra uma lápide com o seu nome pela sua entrega aos serviços e à população.
 
Foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito pela Ordem dos Médicos em 2006, como médico que se distinguiu pelo seu trajeto humano e profissional.
 
O próprio agraciado realça, bem-humorado e com orgulho, rodeado dos familiares na sala de estar na sua casa em Tavira em ambiente de grande satisfação pela condecoração: «Para mim triunfou a clínica», lê-se no site da ARS/Algarve.
 
Jorge Augusto Correia, faleceu no dia 2 de maio de 2016.
 
Foto:ES Tavira
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Hugo Vasques Lopes



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



-

Teodora Andrino



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio