Sociedade

Jornadas Europeias do Património assinaladas em Loulé, Querença e Salir

 
Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património que este ano terão como mote “Património, sempre uma descoberta”.

 
No dia 26, pelas 16h30, a sala polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé recebe “4 Sítios, 4 Lendas”, um espetáculo apresentado pelo Arcmúsicos, que interliga 4 lendas a 4 monumentos: as lendas do “Almovreve de Estoi”, da “Galanteria de Dom Rodrigo, de "Mareares” e de “ Nª Sra de Guadalupe”, com o cruzamento da performance - teatro, dança e musicas originais.
 
No mesmo local, no dia 27 de setembro, pelas 17h00, são apresentados os guias “(Re)descobrir o Algarve Medieval”, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, Nerve Design e a Universidade do Algarve. Loulé edita o segundo “Guia (Re)Descobrir: Algarve Medieval”, após Castro Marim. Estes Guias têm por finalidade propiciar ao visitante e ao habitante do Algarve descobrir ou redescobrir o património cultural da região numa nova perspetiva. 
 
A Idade Média foi o período escolhido para desenvolver este trabalho de investigação histórica. A partir de doze itinerários por cidades, vilas e locais onde existem fortes marcas do Islão e da Reconquista Cristã que se seguiu, poderão ser observados vestígios de muralhas e respetivas portas, de bairros, de templos e de hortas. 
 
No dia 27 será igualmente inaugurada a exposição “Loulé e Salir na Rota do Algarve Medieval”, patente ao público na Alcaidaria do Castelo, dedicada à época medieval em Loulé e Salir.
 
“Por Caminhos da Cal” é o nome do percurso pedestre que tem lugar no dia 28, das 9h30 às 13h30, no âmbito destas Jornadas. 
 
Trata-se de um percurso de dificuldade reduzida com cerca de 5Km, ao longo do qual se procura descobrir as particularidades da paisagem relacionadas com a produção de cal no território, revelando um elemento do património cultural da região frequentemente esquecido. 
 
O ponto de encontro será no Largo da Igreja de Querença. As inscrições podem ser feitas até dia 26, para geral@projectoquerença.com, susanacaladomartins@gmail.com, 289 422 607 ou 964782462. 
 
Uma iniciativa organizada pelo Projeto Querença, com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.
 
No dia 28, às 16h00, a Câmara de Loulé propõe a iniciativa “Salir – Desafiando o olhar e (re)descobrindo o património”, uma visita ao Centro Histórico e Pólo Museológico de Salir, por Isabel Luzia e Soraia Martins.
 
Finalmente, neste dia, às 17h00, no Pólo Museológico de Salir, decorre a Oficina “Vem construir o teu jogo ric rac”, que tem como público-alvo as crianças dos 6 aos 12 anos. A inscrição é gratuita até dia 26, através do telefone 289 400 611 ou servicos.educativos@cm-loule.pt.