siga-nos | seja fã
PUB
 

José Graça

José Graça
Imprimir Partilhar por email
21-08-2013 - 16:44
Neste espaço de homenagem é digno de enaltecimento o percurso pessoal e profissional de José Epifânio Martins da Graça, natural da Freguesia de Santiago, Concelho de Tavira.
 
 
José Graça, nasceu a 7 de Abril de 1966 e, como se pode verificar num breve resumo do seu percurso, tem dedicado grande parte da sua vida à causa pública e aos problemas das populações, dando o seu contributo e conhecimento em termos associativos, políticos, enquanto formador e cidadão. 
 
José Graça já recebeu prémios e louvores nas mais variadas áreas, motivos que o enaltecem e o tornam numa “figura notável da nossa terra”. Neste sentido, é de realçar que, enquanto formação académica possui o Curso Complementar do Ensino Secundário que frequentou na Escola Secundária de Tavira. Frequentou o 12º Ano de Escolaridade, na mesma instituição de ensino e o Curso de Administração Autárquica, no Centro de Estudos e Formação Autárquica em Coimbra. 
 
José Graça concluiu uma Licenciatura em Gestão e Administração Pública, com especialização em Administração Regional e Municipal e trabalho de seminário em Gestão dos Problemas das Cidades / Sociologia Urbana, com apresentação de tese intitulada “Mais proximidade / Melhor segurança – Uma reflexão sobre as questões da segurança nas nossas cidades”, na Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 
 
Na mesma sequência, é de salientar que, frequentou com aproveitamento o Seminário de Alta Direcção – Edição Regional de Tavira, com a duração de 40 horas, promovido pelo INA - Instituto Nacional de Administração, o curso de Pós-Graduação em Gestão da Protecção Civil e da Segurança nas Empresas, no INUAF - Instituto Superior D. Afonso III em Loulé. 
 
José Graça frequentou o mestrado em Gestão de Recursos Humanos, no INUAF - Instituto Superior D. Afonso III – Loulé, com aprovação da parte curricular, bem como o mestrado em Gestão e Políticas Públicas, na Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas que frequentou com aprovação da parte curricular. 
 
É titular da Carteira Profissional de Jornalista, neste momento suspensa. 
 
Desde Outubro de que assume a função de Chefe de Gabinete do Gabinete de Apoio pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Tavira. 
 
Desempenhou a função de Director da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, desde 15 de Setembro de 2008 a 19 de Outubro de 2009, na sequência da requisição formulada pelo Turismo de Portugal, I. P. 
 
De salientar a função de Inspector Superior da carreira de inspecção de Segurança Social, afecto aos Serviços de Fiscalização do Algarve do Departamento de Fiscalização do Instituto de Segurança Social, I. P., tendo desempenhado funções no Núcleo de Fiscalização de Beneficiários e Contribuintes, de 21 de Junho de 2007 a 14 de Setembro de 2008, ainda como Técnico Superior de 2.ª Classe. Na sequência de processo de reclassificação profissional, ingressou na carreira de Inspecção em 23 de Dezembro de 2008. 
 
Anteriormente, deteve a categoria de Assistente Administrativo Especialista (nomeado em 2000.06.13), das câmaras municipais de Tavira (de 1 de Junho de 1987 a 12 de Novembro de 1997) e de Albufeira (de 13 de Novembro de 1997 a 1 de Outubro de 2000) e do Ministério da Segurança Social e do Trabalho – Instituto de Segurança Social, I. P. - Centro Distrital de Segurança Social de Faro (de 2 de Outubro de 2000 a 30 de Janeiro de 2007). 
 
Desempenhou funções na Unidade de Comunicação e Apoio ao Atendimento (Núcleo de Comunicação e Apoio ao Atendimento), entre 7 de Abril e 31 de Outubro de 2002. 
 
Nesta data, foi afecto à Unidade Administrativa e Financeira (Núcleo de Administração e Património), sendo o seu representante na equipa de avaliação do Programa Qualidade do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro e assegurado a gestão do pólo regional de Olhão do PCAAC - Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados em 2004 e 2005 (União Europeia / Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social), para além de ter integrado diversos júris e comissões no domínio da aquisição de bens e serviços e substituído o respectivo responsável nas suas faltas e impedimentos. 
 
Em 20 de Agosto de 2005, foi afecto novamente à Unidade de Comunicação e Apoio ao Atendimento, ficando colocado no Núcleo de Coordenação de Serviços Locais (até 6 de Agosto de 2006) e assegurou a coordenação do Núcleo de Comunicação e Apoio ao Atendimento de 1 de Junho de 2006 a 31 de Agosto de 2007. 
 
Durante este período, assegurou a orientação de estágios curriculares da licenciatura em Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, nas áreas de comunicação institucional, relações públicas e marketing interno e de serviços. 
 
Posteriormente, na sequência de processo de requalificação profissional, dado ter adquirido as condições necessárias para o efeito, exerceu funções de Técnico Superior de 2.ª Classe do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – Instituto de Segurança Social, I. P. - Centro Distrital de Segurança Social de Faro (de 31 de Janeiro de 2007 a 23 de Dezembro de 2008). 
 
Jornalista, como colaborador dos jornais Lestalgarve (1983/5), Postal do Algarve (de Janeiro de 1990 e Dezembro de 1993) e Jornal do Algarve (de Janeiro de 1994 a 17 de Novembro de 1995), e da Rádio Universitária de Coimbra (1985/7), Rádio Gilão de Tavira (de Julho de 1986 a 17 de Novembro de 1995), Solar de Albufeira e Atlântico Sul de Lagos. 
 
Actualmente colabora regularmente nos jornais O Algarve, Barlavento e Postal do Algarve e com a Rádio Gilão de Tavira, a título gracioso. Neste domínio, tem assegurado a orientação de estágios curriculares da licenciatura em Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e, no âmbito do Programa de Estágios Profissionais do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, nas áreas de comunicação social, técnicas comerciais e marketing interno. 
 
José Graça desempenhou funções de Adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal do Governador Civil do Distrito de Faro, entre 18 de Novembro de 1995 e 28 de Outubro de 1999 e foi igualmente Adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal do Secretário de Estado da Administração Interna, entre 28 de Outubro de 1999 e 18 de Dezembro de 2000. 
 
Também foi Adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal do Secretário de Estado das Pescas, entre 2 de Janeiro de 2001 e 6 de Abril de 2002. 
 
José Graça é um exemplo de dedicação ao estudo, à comunidade e ás causas em que acredita, motivo pelo qual tem dedicado uma boa parte do seu tempo a complementar a sua formação, pelo que, são de anotar os muitos cursos, participações em seminários, congressos, colóquios e workshops que enriquecem o seu currículo. 
 
No âmbito das actividades sócio-culturais comunitárias, José Graça, é Associado do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, desde Junho de 1979, e Dirigente, desde Fevereiro de 1988, tendo desempenhado, entre outras, as funções de Chefe de Departamento Pedagógico Regional da 4ª Secção (1988-1990), Chefe do Clã 12 – Bispo D. Ximenes Belo do Agrupamento 100 de Tavira (1996-2002), de Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional da Região do Algarve (23 de Abril de 1995 a 2 de Março de 1997 e de Presidente da Mesa do Conselho Regional do Algarve e membro do Conselho Nacional de Representantes (2 de Março de 1997 a 15 de Fevereiro de 2004). 
 
Chefe de Campo Rover do Acampamento Regional de 1989, no Sítio da Atalaia – Silves de 17 de Agosto. 
 
Actualmente desempenha funções como Chefe de Agrupamento Adjunto do Agrupamento 100 - Tavira (1990-1996 e 2003-x). 
 
Colaborador executivo da direcção da Casa das Artes de Tavira, de 1987 a 1994. 
 
Membro da direcção da Rádio Gilão de Tavira – Cooperativa de Radiodifusão, CRL, acumulando o exercício de funções de direcção no Departamento de Informação, de Maio de 1994 a Novembro de 1995, desempenhando posteriormente as funções de vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral (entre Maio de 2002 e Março de 2006) e de Secretário da Direcção, acumulando o exercício de funções de coordenação no Departamento de Gestão de Conteúdos (entre Março de 2006 e Outubro de 2009). 
 
Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Cultural e Social do Pessoal do Governo Civil de Faro (entre Dezembro de 1996 e Janeiro de 1999). 
 
Presidente da Mesa da Assembleia-Geral dos Leões Futebol Clube de Tavira (entre Outubro de 2000 e Setembro de 2003). 
 
Secretário da Mesa da Assembleia-Geral da Delegação Regional do Algarve da DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (entre Março de 2002 e Setembro de 2004). 
 
Actualmente é membro suplente da Direcção da Delegação (desde Setembro de 2004). 
 
Vice-presidente da direcção do Clube de Vela de Tavira (de 4 de Abril de 2002 a 30 de Agosto de 2004). 
 
É ainda Presidente do Conselho Fiscal (desde julho de 2008). 
 
Vice-presidente Executivo da direcção da Associação de Andebol do Algarve (de 1 de Maio de 2006 a 20 de Abril de 2010). 
 
Vice-Presidente da AIRA – Associação da Imprensa Regionalista do Algarve (de 14 de Janeiro de 2007 a 30 de Abril de 2011), em representação da Rádio Gilão de Tavira – Cooperativa de Radiodifusão, CRL. 
 
Sócio Fundador da Oficina Bartolomeu dos Santos. 
 
Em termos políticos, a sua acção está ligada ao Partido Socialista tendo assumido diversas funções ao longo do seu percurso. 
 
(Actualização:05.07.12) 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Correia



-

Hugo Vasques Lopes



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio