siga-nos | seja fã
PUB
 

José Manuel Pearce de Azevedo

José Manuel Pearce de Azevedo
Imprimir Partilhar por email
23-01-2014 - 23:10
Distinguir José Manuel Pearce de Azevedo neste espaço de homenagens, implica reconstituir alguns factos históricos e recuperar uma herança família notável da nossa região que vincou posições de relevo no país e além fronteiras.
 
 
José Manuel Pearce de Azevedo foi o primeiro presidente da Comissão Regional de Turismo do Algarve, entre 1970 e 1974, organismo que esteve na génese da atual Região de Turismo e onde desenvolveu, segundo comunicado da RTA, um trabalho meritório, ainda hoje recordado, na afirmação do Algarve enquanto principal destino turístico nacional.
 
O seu papel fulcral no início do turismo no Algarve valeu-lhe o título de «Senhor Turismo», que lhe foi dado com justiça pelo jornal «The New York Times», e tornou-o para sempre uma referência para os profissionais do setor na região.
 
Deste modo a comissão executiva da RTA prestou, homenagem ao homem que com a sua experiência prestigiou o nome do Turismo do Algarve, da Região e do País.
 
Para além do seu imperioso envolvimento no turismo, José Teixeira Gomes Pearce de Azevedo foi cônsul do Reino Unido no Algarve durante 35 anos e teve o privilégio de ser neto do 7º Presidente da I República, Manuel Teixeira Gomes, que morreu no exílio em Bougie em 1941. 
 
Em 1977, José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo, foi armado cavaleiro pela Rainha Isabel II com a condecoração Order of the British Empire (OBE), pela forma como exercia desde 1965 o cargo de cônsul honorário do Reino Unido em Portimão, funcão que desempenhou até 2000.
 
Nascido em 1930, faleceu aos 83 anos, no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão esta semana. 
 
É sempre de recordar e sublinhar que, o "The Times" o batizou com a alcunha de Mr. Tourism, pelo papel que desempenhou nos anos em que o Algarve foi descoberto como destino turístico. 
 
Além da atividade consular foi o primeiro presidente da Comissão Regional de Turismo do Algarve (1970-1974), e presidente da Junta Autónoma dos Portos do Barlavento (1963-1998).
 
Filho e neto de homens que exerceram cargos diplomáticos, é natural que José Pearce Azevedo tenha contactado desde cedo com um nível mais elevado de conhecimento e exigência que o despertou para interesses que o evidenciaram ao longo do seu percurso.
 
Neto materno do escritor e político Manuel Teixeira Gomes que foi Presidente da República entre 1923 e 1925, José Manuel Pearce de Azevedo cedo se habituou ao protocolo das andanças consulares, já que tanto o seu pai quanto o seu avô paterno foram também vice-cônsules no Algarve. 
 
Um homem notável que, certamente será lembrado dentro e fora da região pelo seu valioso contributo e pela forte imagem que passou da sua terra, gentes algarvias e do seu país.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

João Vasconcelos



-

Beatriz Gago



-

José Gameiro



-

Rodolfo Pires



-

António Calvário



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio