Sociedade

Jovem de Algoz é finalista no Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP

 
Fábio Miguel Lampreia Antão jovem de Algoz, concelho de Silves, com 25 anos, encontra-se actualmente a terminar o mestrado integrado em arquitectura na Escola de Artes da Universidade de Évora, foi representante dos alunos de Arquitectura na Comissão de Curso e recentemente esteve a estagiar com o consagrado Arquiteto Português, Siza Vieira no Porto.

 
Durante o ano de actividades lectivas trabalhou uma proposta de Projecto para a cidade de Sines, desenvolvido com dois colegas Ana Filipa de Oliveira e Tiago Dias Saraiva. O trabalho intitula-se "Sistematizar o limite, Entre a terra e o mar, água e cultura". 
 
Ao todo foram chamadas a participar 14 faculdades de Arquitectura de todo o país, participando os alunos das cadeiras de projecto em fase de mestrado.
 
Foram centenas de projectos desenvolvidos, durante a sua conclusão foi feita uma pré-selecção internamente de cinco trabalhos que representasse cada uma das faculdades, foram entregues à fase final 56 propostas, tendo sido seleccionados 20 trabalhos finalistas. 
 
O júri contou com a presença de André Tavares (Curador geral, com Diogo Seixas Lopes, da 4.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa), José Carlos Varela Lima (Arquitecto em representação da Administração do Porto de Sines), Marta Labastida (Comissária do Concurso Universidades), Nuno Mascarenhas (Presidente da Câmara Municipal de Sines), Paulo David (Arquitecto convidado em representação da Trienal de Lisboa e do Millennium bcp), Ricardo Pereira (Arquitecto em representação da Câmara Municipal de Sines), Rui Mendes (Comissário do Concurso Universidades).
 
O trabalho do jovem algarvio, ficou entre os 6 trabalhos que potencialmente poderiam ser premiados como vem descrito no relatório do Júri.
 
O trabalho irá integrar uma exposição a 8 de Outubro de 2016 intitulada “Sines Logísitca à beira Mar”, na semana de abertura da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, no Palácio Sinel de Cordes.