Sociedade

Jovens acordeonistas algarvios brilham em Itália e na Lituânia

 
Entre 18 e 21 de Setembro realizou-se o 39º Grande Prémio de Castelfidardo em Itália, onde participaram mais de 150 acordeonistas de todo o mundo, entre eles vários algarvios obtendo honrosas distinções.

 
Do Prof. Nelson Conceição em colaboração com a Associação Grupo dos Amigos de Loulé e com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve, Município de Faro, Sociedade Recreativa Bordeirense, Apexa e Associação de Acordeonistas do Algarve Mito Algarvio, participaram vários alunos em diversas categorias obtendo as seguintes classificações:
 
Gonçalo Guerreiro (Olhos d` Água Albufeira) - 3º classificado na categoria solista World Music; Jéssica Guerreiro (Ferreiras - Albufeira) - 5º classificada na categoria solista Júnior Varieté, Hernâni Cerqueira (Tunes - Silves) - 8º classificado na categoria solista Júnior Varieté, Daniel Silva (Paderne - Albufeira) - 9º classificado na categoria solista Júnior Varieté
 
Estes quatro jovens viriam a integrar juntamente com a Ana Rita Correia (Lagoa), Andreia Cabrita (Silves), André Duarte (Estoi - Faro), Catarina Coelho (Olhos d` Água Albufeira), Jéssica Silvestre (Loulé) e Melissa Simplício (Estoi - Faro), a Folequestra, a primeira a orquestra portuguesa a participar na Categoria Orquestra Varieté e também na Categoria de grupos World Music (sem limites de idade), onde concorreram com grandes grupos profissionais de vários Países (Rússia, Polónia, Itália, Bulgária, Eslovénia…).
 
Das 16 orquestras inscritas inicialmente, a Folequestra obteve o 4º lugar na Categoria de grupos World Music e também um honroso 5º lugar na Categoria Orquestra Varieté. 
 
Do Prof. Hermenegildo Guerreiro e com apoio da Associação de Acordeonistas do Algarve Mito Algarvio, participou o acordeonista João Filipe Guerreiro na categoria sénior varieté obtendo o 2º lugar que, juntamente com Gonçalo Guerreiro (3º lugar), colocaram Portugal no pódio deste concurso, após João Frade e João Barradas terem vencido respectivamente em 2002 e 2004.
 
Na Lituânia, entre 23 e 28 de Setembro, realizou-se o 64º Troféu Mundial de Acordeão que contou com a participação de dezenas de Países e onde Portugal se fez representar com 5 jovens algarvios que participaram pela primeira vez neste prestigiado concurso, obtendo as seguintes classificações:
 
Daniel Silva - 6º classificado na categoria solista Júnior Varieté; Hernâni Cerqueira - 7º classificado na categoria solista Júnior Varieté; Jéssica Guerreiro - 8º classificada na categoria solista Júnior Varieté; Luís Mira - 9º classificado na categoria solista Júnior Varieté, Franciscos Batista - 14º classificado na categoria solista Júnior Varieté e 6º classificado na categoria Troféu Nacional até 15 anos.
 
De realçar que os 3 primeiros são alunos do Prof. Nelson Conceição e contaram com o apoio da Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Apexa e Associação de acordeonistas do Algarve Mito Algarvio. 
 
Os jovens Luís Mira e Francisco Baptista são alunos do Prof. Gonçalo Pescada (Academia de Música de Lagos), tendo ambos frequentado estágios de preparação com o professor Fréderic Deschamps em França.