Política

JS Algarve discutiu compromisso eleitoral para as Legislativas

 
No passado sábado, em Quarteira, a JS Algarve esteve reunida em plenário de militantes para discutir o compromisso eleitoral com que os jovens socialistas se apresentam às próximas eleições legislativas.

 
 
O documento com o título “Vamos pela Esquerda”, sintetiza as propostas que a Juventude Socialista defende e quer envolver no programa de governo do Partido Socialista, num conjunto de áreas que vão desde a Emancipação Jovem ( Emprego, Habitação, Qualificações e Emigração ) à mobilidade, passando pelo Estado Social, economia, direitos, liberdades, garantias até à participação cívica.
 
Numa iniciativa organizada pela JS Nacional, JS Algarve e JS Loulé, estiveram presentes dezenas de militantes que avançaram com uma série de propostas, tendo em conta as dificuldades que os jovens algarvios hoje enfrentam.
 
Entre as propostas apresentadas, foi consensual a necessidade de uma maior intervenção no combate ao desemprego jovem por via das qualificações e do combate à precariedade das relações laborais e da forte sazonalidade que afecta a região. 
 
Defendeu-se também a necessidade de incentivar a iniciativa empreendedora entre os jovens por via de mais beneficios fiscais, dando condições às micro, pequenas e médias empresas de sobreviver e de ultrapassar as dificuldades iniciais de início de actividade.
 
Ao nível da habitação foram defendidas medidas de apoio à reabilitação urbana para jovens, potenciando a sua emancipação através da recuperação e aluguer de imóveis reabilitados.
 
Entre muitos dos outros temas, defendeu-se o incentivo à participação cívica através de um "real" apoio do IPDJ ao associativismo e a um compromisso autarquico para a efectiva implementação dos Conselhos Municipais da Juventude.
 
A saúde na região, a situação das instituições do ensino superior e as portagens da via do infante são outros dos temas considerados determinantes para os jovens da região.
 
As propostas seguiram via JS nacional para o compromisso eleitoral que os jovens socialistas pretendem integrar no programa de governo do PS.