siga-nos | seja fã
PUB
 

Júlio Barroso

Júlio Barroso
Imprimir Partilhar por email
19-08-2013 - 17:01
Presidente da autarquia de Lagos, Júlio Barroso tem um vasto currículo ao serviço da causa pública que merece ser enaltecido.
 
 
Nasceu em Lagos em 1955 fez o ensino primário na Escola do Bairro Operário e o secundário no Liceu Nacional de Portimão. 
 
Foi praticante de atletismo, futebol, andebol e ténis de mesa, tendo ainda tempo e motivação para integrar o Corpo Nacional de Escutas. Foi membro e fundador do Teatro Experimental de Lagos. 
 
A nível pessoal é casado e tem dois filhos, possuindo um profundo gosto pela causa pública e pelo associativismo, pelo que foi fundador e dirigente de associações de pais das escolas de Lagos. 
 
Em termos de formação académica, é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e desempenhou, a nível profissional, diversas actividades: docência entre 75 e 79; advocacia entre 80 e 96; consultoria jurídica das Câmaras Municipais de Portel e de Vila do Bispo; notário desde 1979, regressando a lagos com o intuito de contribuir para o seu desenvolvimento. 
 
Durante a sua atividade de notário foi presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Notários e sócio fundador e membro da Direção da Associação Sindical de Notários Portugueses, tendo integrado a delegação dos notários portugueses na Comissão dos Assuntos da União Europeia e na Comissão dos Assuntos da Europa e do Mediterrâneo da União Internacional de Notariado Latino. 
 
A sua participação pública estendeu-se também à Santa Casa da Misericórdia de Lagos onde foi Provedor até 2009. 
 
Fez parte dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas para os mandatos de 2001/2003 e 2004/2006. 
 
A nível político, em 1976, foi candidato independente à Câmara Municipal de Lagos, foi mandatário concelhio das candidaturas da Eng. Maria de Lurdes Pintassilgo e do Dr. Jorge Sampaio à Presidência da República, respetivamente em 1985, 1995 e 2000. 
 
É Presidente da Câmara Municipal de Lagos desde 2002 e, como autarca e representante do Município, foi membro do Conselho de Administração das empresas multimunicipais regionais: Globalgarve, S.A., ALGAR – Resíduos Sólidos S.A. e ÁGUAS DO ALGARVE, S.A. 
 
Na mesma qualidade é, também, Presidente da Associação Europeia dos Municípios com Marina e Portos de Recreio (AEMA), preside ao Conselho Diretivo da Associação de Municípios “Terras do Infante” (com Aljezur e Vila do Bispo) e ao Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Ria de Alvor (Lagos / Portimão). 
 
Em pleno na sua atividade e na defesa dos interesses da sua região além fronteiras, Júlio Barroso é um exemplo do quanto é possível melhorar a qualidade de vida das populações e articular o poder político em conformidade com esse imperativo. 
 
É nessa conjugação que, a cidade de Lagos tem conhecido o reconhecimento, quer no panorama regional, quer a nível nacional, sendo um símbolo de crescimento aliado à arte e cultura locais. 
 
Em Outubro de 2013 termina o seu percurso autárquico pela limitação de mandatos. 
 
(Actualização:03-10-13)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Hernâni Maria Cabral



-

Cristina Viegas



-

Júlia Barroso



-

Júlio Dantas



-

Viegas Gonçalves



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio