Sociedade

LAGOA:Quatro Orcas "passearam-se" pela costa de Benagil

 
A empresa marítimo-Turística Dream Wave, observou hoje cerca das 13h00, quatro Orcas (Orcinus orca) em deslocação para Oeste a cerca de 4 milhas a Sul de Benagil, concelho de Lagoa.

 
Os animais tinham entre 6 e 9 metros de comprimento, segundo foi observado por elementos da empresa.
 
A Orca é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. 
 
Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, por ser uma tradução direta do inglês “killer whale”, e pelo facto de o animal não ser uma baleia, ela é por norma usada. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
 
A identificação correta da espécie foi feita pelos biólogos Tiago Sá, Sara Galego e Íris Alfarra da Dream Wave a bordo das embarcações da empresa.
 
As embarcações mantiveram as distâncias de resguardo indicados dos animais, respeitando o que a lei exige.
 
Cerca de 80 turistas a bordo das embarcações da Dream Wave tiveram assim a oportunidade de desfrutar de uma observação inesperada destes imponentes animais.