Sociedade

Lagos comemora 25 de Abril com exposições, música, dança e cinema

 
A Câmara Municipal de Lagos, a Comissão Municipal para as Comemorações do 25 de Abril e a Assembleia Municipal organizaram este ano um programa conjunto para assinalar o 43º Aniversário do 25 de Abril.

 
Para além das cerimónias protocolares, estão previstas várias iniciativas, a decorrer entre os dias 21 e 25, na área do desporto e da cultura, que vão desde exposições, música, dança até atividades direcionadas para os mais pequenos.
 
Assim no dia 22, o destaque vai para a entrega dos prémios do Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (através da sua Biblioteca), numa cerimónia a ter lugar na Biblioteca Municipal de Lagos, que contará com a participação do Teatro Experimental de Lagos.
 
Destaca-se igualmente a inauguração da MALA – Mostra de Artistas de Lagos, que acontece no dia 24 de Abril. A iniciativa terá início nos Antigos Paços do Concelho, pelas 18h30, ao que se segue uma visita por todos os polos que albergam peças integradas nesta mostra – Fortaleza, Museu Municipal e Centro Cultural de Lagos.
 
É neste último local que, para assinalar esta inauguração da MALA (patente em todos estes espaços até ao próximo dia 1 de julho), irão atuar os 'HP Trash' – ElectroJazz, com a presença da trompetista suíça - Hilaria Kramer.
 
No feriado do 25 de Abril, o dia terá início com as cerimónias solenes e protocolares com Hastear das Bandeiras e Sessão Solene a decorrer na Praça Gil Eanes, ao que se segue um almoço comemorativo. 
 
Ás 15h00 está prevista uma sessão comemorativa do 40º. aniversário da antestreia do filme “Continuar a viver ou os índios da Meia Praia”, no Algarcine Cinema de Lagos, com entrada gratuita. 
 
O dia termina com um concerto dado pelo Quinteto Jazz de Lisboa, que irá prestar no palco do Auditório Duval Pestana - Centro Cultural de Lagos, um Tributo a Zeca Afonso e Ary dos Santos.
 
Também no dia 25 de abril, o estacionamento será gratuito no Parque da Frente Ribeirinha, situado na Avenida dos Descobrimentos.
 
Algarve Primeiro