Sociedade

Lagos ganha "novo" espaço escolar

 
 
As obras de reabilitação da Escola EB1 + JI Nº de 3 de Lagos, à qual foi agora dado o nome de "Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andersen, Lagos", tiveram o seu início após a assinatura do contrato ocorrida na passada semana.

 
O custo é de aproximadamente 1 milhão de euros e prevê-se que os trabalhos estejam concluídos no prazo de 5 meses.
 
As instalações provisórias (monoblocos), criadas pela autarquia em espaço contíguo à escola, foi a condição necessária para se poder intervir num estabelecimento escolar com mais de 3 décadas. 
 
Segundo a autarquia, a intervenção realizada em 2005, apenas permitiu acrescentar novos espaços e valências (refeitório; biblioteca; sala de informática e instalações sanitárias) através da construção de um edifício novo sem, no entanto, requalificar o edifício antigo.
 
De acordo com o executivo municipal estava na "altura de olhar para o estabelecimento escolar no seu todo e requalificar o mesmo, abrangendo o edifício antigo, o edifício novo e os espaços exteriores (recreio)".
 
Estas melhorias foram devidamente explicadas no local, no âmbito de uma visita recentemente realizada à escola onde estiveram presentes, para além do Executivo, o Delegado Regional da Educação do Algarve, Francisco Marques, o responsável pelo projeto, Arq.º Vítor Vilhena e vários técnicos da autarquia.
 
O custo dos trabalhos, de acordo com o valor do contrato, é de aproximadamente 1 milhão de euros (mais precisamente 888.501,47 € acrescido de IVA), estando a obra a cargo de Martins Gago & Filhos, Lda. 
 
Paralelamente, o Município está a desenvolver esforços com vista à obtenção de financiamento no âmbito do quadro comunitário CRESC Algarve 2020, o qual, a confirmar-se, permitirá obter uma comparticipação até 50% do custo da intervenção.
 
Algarve Primeiro