Sociedade

Lagos hasteou a Bandeira Azul em todas as zonas balneares

 
 
O Hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível no município, que decorreu no dia 22 de junho, marcou o arranque da Campanha “Lagos na Onda do Verão 2016”, que integra muitas atividades de animação e de sensibilização ambiental, conselhos de segurança, um concurso de fotografia e dicas sobre o que pode visitar e fazer em Lagos nesta altura do ano.

 
No dia 22 de junho, a Bandeira Azul voltou a ser hasteada nas seis zonas balneares de Lagos: Praia da Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana, sendo que, nas primeiras quatro, o município volta a ostentar a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas. 
 
A ostentação deste galardão e a conquista de diversos prémios e distinções “certificam Lagos como destino turístico de excelência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local”, garantiu a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos. “Há 30 anos que esta autarquia hasteia a Bandeira Azul com muito orgulho. É um símbolo do trabalho árduo que ao longo do tempo temos desenvolvido nesta área”. Sendo que a cerimónia do Hastear das Bandeiras marca o arranque da Campanha “Lagos na Onda do Verão 2016”, a autarca aproveitou a ocasião para agradecer publicamente tanto a todos os patrocinadores já “sem o seu apoio dificilmente a Campanha acontecia com estas dimensões e impacto”, como a todos os que apoiam, direta ou indiretamente, a promoção desta iniciativa.
 
Mais uma vez, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, fez questão de estar presente em Lagos e associar-se a esta iniciativa no município. Frisando o facto de na região do Algarve existirem 88 Bandeiras Azuis, o responsável sublinhou “o esforço de todas as autarquias e respetivas parcerias que têm conseguido manter e/ou criar para alcançar este resultado”. 
 
O responsável pelo turismo na região referiu ainda que “o Algarve tem tido já uma procura e ocupação muito superior à do ano passado”, sendo que “o nosso país, e a região algarvia, em particular é um destino de referência, já que oferece para além do sol, praia e património, confiança nas áreas de segurança e assistência médica”. A terminar, Desidério Silva deu a conhecer o desafio para este ano: “para além de manter os turistas habituais, vamos tentar fidelizar os que visitam o Algarve pela primeira vez”.