Sociedade

LAGOS:Poesia de Vieira Calado antecipa Dia Internacional da Mulher

 
Com este encontro inicia-se em Lagos a celebração do Dia Internacional da Mulher.

 
Vieira Calado, poeta de Lagos, e a sua poesia dedicada à Mulher, são o tema do "Encontro de 5ª Feira" pelas 17h00, do Grupo dos Amigos de Lagos, na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, com apresentação de Domingos Pestana, também ele poeta. 
 
Em 2011, a Câmara Municipal de Lagos distinguiu com Louvor Público Municipal, "José Vieira Calado, distinto lacobrigense, cidadão do Mundo, lutador pela Liberdade, em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu notável percurso literário, de que se destaca a obra poética".
 
Vieira Calado publicou em 1961 o seu primeiro livro de poesia e, no ano seguinte, Os Sinais da Terra, que viria a ser proibido pela Censura/Pide. 
 
Esse episódio esteve na origem da sua partida do País, primeiro para Londres e depois para Paris, onde frequentou a Universidade de Vincennes.
 
A seguir ao 25 de Abril, tendo completado o curso, voltou a Portugal, para o ensino oficial e logo publicou "Poema para Hoje", que ficara na gaveta durante anos. 
 
Nos últimos tempos, tem feito inúmeras sessões de poesia e astronomia, em Escolas, Centros Culturais, Clubes recreativos e escreve regularmente para jornais. 
 
Partiram de Vieira Calado, entre outras, as iniciativas "Lagos Cidade Poesia" e "5 Poetas de Lagos" organizadas pelo Grupo dos Amigos de Lagos.
 
Com entrada livre, este encontro de 5ª Feira, na Biblioteca Municipal de Lagos, termina às 18.00 horas.