Sociedade

Ligue 112 só em caso de emergência!

 
Assinala-se hoje o Dia Europeu do 112 e para realçar a importância desta celebração, a GNR está a promover ações em todo o território nacional, “com o intuito de alertar os cidadãos, com maior incidência na comunidade escolar, para a importância da correta utilização do 112”.

 
Das 25 mil chamadas diárias para o 112, 75% não são emergências, o que dificulta o trabalho dos profissionais e compromete o socorro de quem realmente necessita.
 
De acordo com informação avançada pela Polícia de Segurança Pública (PSP), nem todas as pessoas sabem quando recorrer ao número de emergência, motivo pelo qual é importante clarificar e esclarecer a população.
 
A mesma força de segurança explicita que, “nem todas as chamadas são falsas, simplesmente não se referem a situações urgentes e que justifiquem o contacto com esta linha. É importante as pessoas saberem que devem ligar 112 em caso de acidente, em complicações de saúde graves e que não possam ser resolvidas com uma deslocação aos centros de saúde.”
 
Muitas situações expostas pelos cidadãos “referem-se a situações que não exigem uma resposta de socorro por parte das Forças e Serviços de Segurança, INEM, ANPC ou AM”, explica Paulo Ornelas Flor, porta-voz da PSP aos meios de comunicação social.
 
Situações em que deve ligar 112
 
Perante uma emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia.
 
De acordo com o portal da linha de emergência, deve ligar 112 também num cenário em que esteja envolvido numa emergência médica, acidente, incêndio, roubo ou casa a ser arrombada. Deve fazê-lo caso testemunhe uma situação do género também.
 
Não deve ligar para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas, uma vez que, devido à grande afluência de chamadas, o sistema pode ficar sobrecarregado e comprometer a ajuda daqueles que realmente precisam de ajuda urgente.
 
Caso ligue por engano para o 112 não deve desligar. Basta dizer ao operador que está tudo bem e se tratou de um engano, caso contrário a sua chamada pode ser localizada e poderão ser enviados meios de assistência para o local.
 
As chamadas falsas também podem afetar a resposta a emergências reais e a sua prática constitui um crime de abuso e simulação de sinais de perigo, punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.
 
Não use a linha de emergência para procurar conforto, para aliviar a solidão ou procurar apoio emocional. Procure entidades que o possam ajudar nas mais variadas situações junto da comunidade local. Participe uma situação não urgente junto das autoridades policiais da sua área de residência.  
 
Utilize o 112 em caso de emergência!