Sociedade

Livro "Monumenta Blasiana" revela documentos inéditos sobre São Brás de Alportel

 
O Livro “São Brás de Alportel, Memórias, Vol.V- Monumenta Blasiana” lançado no passado dia 27 de junho, no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel apresenta um conjunto de valiosos documentos inéditos relativos à história de São Brás de Alportel e do Algarve.

 
A mais volumosa obra editada no âmbito da coleção de publicações do Centenário do Município de São Brás de Alportel é de autoria do pároco, Afonso da Cunha Duarte, sendo o culminar de duas décadas de investigação, à descoberta do passado são-brasense.
 
Na sessão de lançamento, João Sabóia referiu-se ao novo livro como uma verdadeira “máquina do tempo” que nos permite viajar por séculos de história.
 
“Trata-se de uma obra de referência não apenas para o município de São Brás de Alportel mas para toda a região do Algarve”, que concilia nas suas 912 páginas perto de 800 documentos, muitos dos quais de difícil acesso e de importante contributo para o descortinar os factos e os contextos vividos nos séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e início do século XX.
 
Este livro, especialmente criado a pensar na necessidade de consulta a documentos fidedignos sobre o passado são-brasense integra a “Memória Paroquial” entre outros registos não editados até à data.
 
Este trabalho é fruto de um vasto trabalho de pesquisa, por este investigador e historiador, que desde há muito abraçou o concelho São Brás de Alportel como sua segunda casa.