Sociedade

Loulé associa-se às Comemorações do Centenário da I Guerra Mundial

 
2014 marca o início das comemorações do Centenário da Evocação da I Guerra Mundial (1914-1918) que se celebra na Europa, com destaque para a França, tendo Portugal aderido à iniciativa de evocar este acontecimento histórico.

 
O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes associa-se a este momento com um programa comemorativo que culminará com as cerimónias do Dia do Armistício, a 11 de novembro.
 
Já no próximo sábado, 25 de outubro, tem lugar uma cerimónia evocativa que visa assinalar esta efeméride. Pelas 9h30, na Igreja Matriz de Loulé, tem lugar uma missa de sufrágio, em homenagem aos combatentes falecidos.
 
Pelas 11h00, as entidades e convidados são recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé. A partir das 11h30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, têm início as cerimónias oficiais onde, a par dos discursos das entidades presentes, alusivos ao momento, a deposição de coroa de flores em homenagem aos mortos e o descerramento de uma placa evocativa do Centenário do início da I Grande Guerra, que será posteriormente colocada junto ao Monumento ao Combatente (Largo da Campina).
 
De seguida será realizada uma visita à mostra temática que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Anderson. Esta Biblioteca será ainda palco de um ciclo de sessões de filmes e ciclo de conferências alusivos à I Guerra e que terá início esta quinta-feira, com a Conferência “A Grande Guerra vista por um Louletano – Recordações de Pedro de Freitas”, proferida por Luís Guerreiro.