Sociedade

Loulé: Selecionador Nacional de Judo participa na iniciativa “Individualidades na Escola”

 
No âmbito de Loulé Cidade Europeia 2015, a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, irá realizar no próximo dia 7 de novembro, na Escola EB 2,3 de Quarteira, mais uma sessão do projeto “Individualidades na Escola”, com a presença do ex-judoca João Neto.

 
Este projeto tem como objetivo levar às escolas do concelho de Loulé individualidades do desporto nacional e internacional, dando a oportunidade a toda a comunidade escolar de interagir com referências do desporto.
 
A iniciativa arranca pelas 10h30, no auditório da escola, perante 80 alunos, com a sessão de abertura pela diretora do agrupamento, Conceição Bernardes, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes. 
 
Seguidamente, João Neto irá abordar a sua carreira enquanto judoca de alta competição, as experiências desportivas vividas a representar Portugal além-fronteiras e irá ainda valorizar a importância da escola, bem como os hábitos de vida saudáveis. Posteriormente a audiência terá a oportunidade de colocar questões a João Neto.
 
Entre as 11h15 e as 11h45, no átrio da escola, o convidado dará uma sessão de autógrafos a toda a comunidade escolar. De seguida, João Neto irá participar simbolicamente numa aula de judo, no pavilhão desportivo da Escola EB 2,3 Quarteira. 
 
O ex-judoca participou nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, foi medalha de bronze no Mundial de Osaka em 2003, foi medalha de ouro no Campeonato Europeu de Lisboa em 2008, atingindo, no mesmo ano, o 1º lugar do Ranking Mundial na categoria de-81kg. Atualmente, o ex-judoca é o selecionador nacional de judo e, paralelamente, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.
 
A primeira sessão das “Individualidades na Escola” teve lugar na Escola Engº Duarte Pacheco, em Loulé, no dia 5 de maio, e contou com a participação do ex-guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol, Ricardo.
 
Um projeto com o apoio, a título de exemplo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal e do Desporto Escolar. A Decathlon associou-se também ao projeto e, irá sortear um cabaz de material desportivo, a um dos agrupamentos do concelho louletano.