Política

LOULÉ:900 utentes sem acesso a cuidados adequados de saúde em Benafim - PSD

 
Os deputados algarvios do PSD, Cristóvão Norte e José Carlos Barros, enviaram uma carta ao Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, informando que o Posto Médico de Benafim, no concelho de Loulé, que serve cerca de 900 utentes, esteve dois meses sem proporcionar consultas, "o que não motivou viva contestação da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim".

 
Facto que no entender dos deputados Social Democratas, peca "pela sua gravidade e em razão do perfil populacional: maioritariamente idoso, sem alternativas de transporte e de mobilidade reduzida, constituindo uma compressão intolerável do acesso aos cuidados de saúde por parte destes cidadãos".
 
No mesmo documento, os parlamentares revelam que na semana passada, o Posto Médico recebeu uma nova médica, a qual  apenas exerce meio-dia por semana, horário manifestamente insuficiente para o caudal de solicitações, seja no que se refere a consultas, renovação de receituário, ou análise e prescrição de exames.
 
Sabendo que se trata de um Posto Médico no interior do Algarve, com uma população envelhecida e com dificuldades de transporte, "faz mais que sentido ponderar estas particularidades nas decisões a tomar".
 
Os mesmos deputados apontam ainda para as diligências feitas por parte da Junta de Freguesia, cujas respostas têm sido "escassas e improdutivas".
 
Face ao exposto, e de acordo com as disposições aplicáveis, Cristovão Norte e José Carlos Barros, querem saber se o Ministério da Saúde entende como adequados o nível de prestação de cuidados de saúde providos pelo Posto Médico de Benafim e se assume o compromisso de garantir a colocação de serviços de consulta e enfermagem dois dias por semana, tal como exigem as populações e requer a Junta de Freguesia.
 
Algarve Primeiro