Sociedade

LOULÉ:Manjares Serranos promovem a Gastronomia na companhia do Folclore

 
No próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de agosto, a aldeia da Cortelha recebe mais uma edição dos Manjares Serranos, evento gastronómico que integra o XII Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

 
Uma iniciativa, que tem conquistado muito público ao longo dos últimos anos, aliando o mais tradicional do folclore nacional, acompanhado à mesa pela típica gastronomia serrana.
 
O evento arranca no sábado, pelas 18h00, com a abertura das Tasquinhas, um espaço onde os visitantes poderão apreciar a típica gastronomia algarvia com os manjares como as papas de milho, o javali estufado, o galo com grão, os bolos caseiros ou a aguardente de medronho, e às 18h30, com o Mercadinho Serrano, onde estará presente o artesanato tradicional.
 
Após um baile com Gonçalo Tardão, arranca o XII Festival de Folclore, a partir das 21h00. Participam nesta edição o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia (Moita), Rancho Folclórico Regional Foros de Salvaterra (Salvaterra de Magos), Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar” (Ovar), KUD Sumadija de Belgrado (Sérvia) e Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, o anfitrião da festa.
 
Já no domingo, a abertura das Tasquinhas acontece às 18h00 e do Mercadinho Serrano às 18h30. A programação musical vai estar a cargo do artista Vítor Alves, que irá animar um baile a partir das 19h00, e dos fadistas César Matoso e Argentina Freire, que sobem ao palco às 21h00. 
 
A noite encerra com um baile.
 
A entrada é livre.
 
Para além da degustação de sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na aldeia da Cortelha.
 
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.