Desporto

Louletano:Algarve tem condições únicas na Europa para a realização de provas de triatlo

 
Teve lugar no passado domingo, em Vila Real de Santo António, um triatlo na distância Sprint (750m Natação + 20km Ciclismo + 5km Corrida), pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, a qual teve como vencedores, dois triatletas olímpicos, João Silva do Sport Lisboa e Benfica (00:54:37) e Pamella Oliveira (Brasil) do C.D. “Águias” de Alpiarça (01:02:00).

 
Na classificação por equipas Femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo C.D. “Águias” de Alpiarça. Em segundo lugar ficou o Sporting CP e o terceiro lugar foi conquistado por Teleperformance – “Os Belenenses”. 
 
Na classificação por equipas Masculinas, o Sport Lisboa e Benfica, alcançou o primeiro lugar, seguido de O Portugal Talentus e em terceiro lugar ficou o C.D. “Águias” de Alpiarça.
 
Segundo referiu João Silva: "Nesta altura do ano, na Europa, será praticamente o único sitio onde se pode fazer um triatlo a nadar em águas abertas. A temperatura não está tão fria, e hoje tivemos a sorte de termos a população de Vila Real a comparecer em massa, para apoiar as equipas no Campeonato Nacional. O ambiente foi muito bom e fiquei muito contente de poder participar."
 
Segundo comunicado do Triatlo do Louletano, "depois de duas provas no espaço de uma semana, o Algarve tem condições únicas e ideais na Europa para a realização de provas de triatlo, pelo que se espera que a FTP e as autarquias continuem a apostar no próximo ano neste desporto que junta cada vez mais praticantes".
 
A nível regional o Louletano que alcançou o 15º lugar por equipas masculinas (entre 29), o que representa uma posição a meio da tabela do Campeonato Nacional de Clubes, foi a melhor equipa algarvia, entre cinco em competição.
 
O segundo lugar foi ocupado por Leões do Sul e o terceiro por O2-Triatlo. 
 
No sector feminino a equipa O2-Triatlo garantiu o 7º lugar nacional, sendo a melhor equipa algarvia.
 
Na conquista de pódio destaque no sector feminino, para o Escalão V1, o 2º lugar de Ana Sanches (O2 - Triatlo); Escalão V2, o 1º lugar de Larissa Möller (O2 – Triatlo); Escalão V3 o 1º lugar de Alice Direitinho (Louletano) e Escalão V4, o 1º lugar de Jill Edwards (O2 – Triatlo). 
 
No sector masculino o destaque vai para o Escalão V1, com 3º lugar de David Caldeirão (Louletano) e Escalão V5, com 1º lugar de Amândio Norberto (Leões do Sul).