Sociedade

Maior evento de intercâmbio cultural do país de volta ao Algarve

 
Depois do sucesso alcançado nas duas primeiras edições o Festival “Obrigado Portugal” está de volta, nos próximos dias 4 e 5 de outubro.

 
O recinto está aberto ao público entre as 15h00 e a meia-noite e a entrada é livre. 
 
O festival que teve a sua primeira edição em 2011 nasceu de uma iniciativa da comunidade estrangeira como forma de homenagear os seus anfitriões. “O Festival “Obrigado Portugal” tem por objetivo agradecer aos nossos anfitriões portugueses e dinamizar ainda mais o encontro entre todas as culturas representadas em Portugal, especialmente no Algarve, de forma aberta e amigável, baseada no respeito mútuo, alegria e criatividade”, refere a presidente da direção da organização do festival, Marion Buz.
 
A paisagem natural do Sítio das Fontes (Lagoa) volta a ser o cenário escolhido para o evento. 
 
No festival estarão representados o artesanato, a música, o teatro e a gastronomia. A organização pretende, criar uma atmosfera descontraída onde se respire várias culturas e oferecer um programa cultural atrativo e interativo que agrade aos diferentes tipo de visitantes, independentemente da sua idade e origem. 
 
Vários são os artistas nacionais e internacionais que já confirmaram a sua presença no evento. O cartaz musical “Do Fado ao Rock” conta com a cantora Maja Milinkovic natural da Bósnia que se apaixonou pelo fado e mudou-se para Lisboa onde já participou em muitos eventos e ainda com  artistas como Johnny White, K., Jackie O’Grady, Adelino, The Tasmaniac, Agents of Eternity, Alexandre Costa, André Kropotoff e Samuel Filipe entre outros. 
 
À semelhança dos anos anteriores o festival irá oferecer uma série de atividades para crianças, incluindo teatro de luz negra. A Escola Internacional de Aljezur estará presente com uma performance especialmente concebida para o festival, assim como o Silver Mask Theatre Group, um grupo de teatro com atores de várias nacionalidades. 
 
O Festival oferece a oportunidade a outras associações de estarem presentes e promover o seu trabalho. 
 
A edição deste ano fica ainda marcada pela apresentação do trailer do filme "The Juice Right", que já está em exibição nos cinemas Zon Lusomundo do Algarve. 
 
Recorde-se que a primeira vez que o teaser do filme foi exibido ao público foi precisamente no Festival “Obrigado Portugal" em 2011. 
 
O evento conta mais uma vez com o apoio da Câmara de Lagoa.
 
O Festival é organizado pela associação sem fins lucrativos “A Ponte Colorida – Associação de Intercâmbio Cultural”, cuja missão é unir e reunir pessoas de origens culturais diferentes, em torno da partilha de experiências e vivências. Além do Festival a associação tem em agenda diversas atividades planeadas para dar continuidade ao seu objetivo da promoção do intercâmbio cultural.