Comportamentos

Mantenha-se afastada destes 3 tipos de homem

 
Este artigo pretende mostrar que, não há nem homens nem mulheres perfeitas, no entanto, existem traços de personalidade que tornam os relacionamentos muito complicados e de curta duração. Se procura uma relação mais séria e estável, então procure um homem que não se enquadre nestes três pontos que resumimos abaixo.

É também de anotar que, o amor deve ser vivido com o coração e com a razão, pois só dessa forma estaremos aptos para identificar as melhores qualidades de cada pessoa. A razão é uma forte aliada nessa tarefa, por isso, dê tempo ao tempo e não entre numa relação que não lhe inspire confiança à partida.
 
Partindo do pressuposto de que homens e mulheres têm qualidades positivas e negativas, devemos estar sempre disponíveis para aprender e para nos melhorarmos enquanto pessoas, no entanto, há quem resista mais a essa transformação necessária para uma relação, tal como há que “disfarce” muito bem os seus verdeiros sentimentos e intenções. Conheça os 3 tipos de homem dos quais se deve manter afastada:
 
1- O homem que vai de um extremo ao outro
 
Um tipo de homem que passa da maior ternura à máxima agressividade, em muitas ocasiões sem que existam motivos que justifiquem tal mudança e que nunca explica o que realmente aconteceu, conduz qualquer relação ao fracasso e ao sofrimento.
 
É comum que num dia mostre que a ama e lhe ofereça presentes e no outro, a rejeite sem um qualquer motivo, mas de forma fria e cruel. Estes homens costumam ser impulsivos. Esta facilidade com que passam de um extremo para o outro causa muito sofrimento e instabilidade, pois num dia ama-se uma pessoa carinhosa, no outro temos um monstro dentro de casa do qual temos de nos proteger e de quem se tem medo, pois são pessoas muito imprevisíveis e agressivas também.
 
Esse tipo de homem é emocionalmente desgastante e, dentro de si, possui um profundo conflito que não superou. São homens muito egocêntricos e por isso não consideram os efeitos que causam no outro. O facto é que não estão prontos para ter um relacionamento amoroso com ninguém.
 
2- O mentiroso
 
Há homens que têm o hábito de mentir e usam as mais variadas formas de o fazer. É comum que falem de situações que nunca aconteceram e que vivam de aparências.
 
Também usam as falsas promessas como hábito de vida, já que prometem e nunca cumprem, fazendo com que a outra pessoa esteja sempre à espera dessa resolução. Este tipo de homem acomoda-se à situação e pouco faz para a alterar e sabe que a outra pessoa está à espera de uma mudança, mas continua a mentir e a enganá-la.
 
O mentiroso geralmente entrega-se à mentira e a pessoa que vive com ele pensa que só mente aos colegas e amigos, mas a verdade é que o faz com toda a gente, até com a pessoa com quem divide a sua vida. É verdade que, nem sempre essas mentiras são fáceis de detetar, mas é preciso estar atenta e perceber quem realmente está ao nosso lado. A pessoa que vive com alguém que é mentiroso compulsivo, passa a vida a tentar desmascará-lo; perde muito tempo e energia a trocar informações e, em muitos casos, nunca consegue apurar a verdade, pois eles são verdadeiros profissionais da mentira. Tenha em mente que, este tipo de homem não é, nem nunca será um bom companheiro para ninguém.
 
3- O homem que a inibe
 
Este tipo de homem gera uma profunda sensação de medo, insegurança e instabilidade. Costuma ser muito crítico em relação ao que a pessoa faz ou diz e, inclusivamente aponta o dedo à forma de estar e de vestir. Esse traço é próprio de quem tem muito sucesso ou dinheiro e procura simplesmente uma companhia que se comporte da forma que ele pretende.
 
Uma mulher ao lado deste tipo de homem sente-se permanentemente avaliada, observada e humilhada, pois tem de fazer tudo para agradar e, por norma, não consegue atingir esse estado de idealização. A mulher que coabita com este tipo de homem acaba por ter de pedir licença para dizer alguma coisa, já que está sempre a ser criticada, torna-se isolada e silenciosa pelo medo de falhar.
 
Em casos mais extremos, estes homens controladores e narcisistas também acabam por ser violentos. Este tipo de relação também não vale a pena e acarreta muito sofrimento e sentimentos de inutilidade. A pessoa deixa de ser ela mesma para tentar corresponder a tudo o que o homem quer e, mesmo assim, nunca está à altura do que ele pretende, pois ele é que está errado no modo como usa a companheira. Ele é um insatisfeito por natureza e possui muitos conflitos por resolver, só por isso é que acaba por tratar mal a companheira.
 
Tenha em mente estes traços de personalidade que podem não ser visíveis quando se entra numa relação porque qualquer um destes três tipos de homem sabe camuflar muito bem o que faz e o que pretende, mas se continuar a conviver com ele de forma mais livre, conseguirá identificá-lo e afastar-se antes de viver algo mais sério. O objetivo deste artigo é que esteja atenta e que saiba proteger-se destes homens tóxicos.
 
Fátima Fernandes