Sociedade

Manuel Alegre encerra primeira edição do Encontro Poesia a Sul Olhão’15

 
No dia de encerramento da primeira edição de Poesia a Sul, sábado, 17 de outubro, o convidado de honra é Manuel Alegre.

 
O nome maior da poesia e da literatura nacionais vai marcar presença em vários eventos ao longo do dia.
 
O dia começa com um encontro subordinado ao tema “A Praça da Canção e a Democracia Portuguesa”, com apresentação de Carlos Brito, a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das 17h00. 
 
Mais tarde, às 18h30, no mesmo espaço, Manuel Alegre, Carlos Brito, Fernando Cabrita, Manuel Madeira e Rafael Vargas debatem “A Poesia e a Cidadania”, com moderação de João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve. 
 
A edição de 2015 de Poesia a Sul encerra com chave de ouro às 20h30, com uma leitura de poemas de Manuel Alegre, por João Pereira.
 
Também no sábado dia 10 de outubro, as “Conversas de Museu”, no Museu Municipal de Olhão, debruçam-se sobre o célebre poeta olhanense João Lúcio, numa palestra por Fernando Cabrita, às 15h00. 
 
Mais tarde, a partir das 21h45, sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão um espetáculo de fado com Estrela Maria e Nádia Catarro com contribuição voluntária, cujas receitas revertem a favor da Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO).
 
No domingo, dia 11 de outubro, a programação deste que é o maior encontro de poesia a sul de Lisboa, é dominada por um passeio pela Ria no Caíque Bom Sucesso.
 
Os poetas ibéricos voltam a estar em destaque entre segunda feira, dia 12, e quinta feira, dia 15 de outubro, com apresentações diárias, ao fim da tarde, a ocorrerem na Galeria Sul, Sol e Sal.
 
Na sexta feira, dia 16, o espaço dos Mercados Municipais é palco para a leitura de poemas de José Luis Piquero, Eva Vaz, Rafael Vargas e Mário Rodrigues, numa iniciativa agendada para as 22h00.