siga-nos | seja fã
PUB
 

Manuel Cajuda

Manuel Cajuda
Imprimir Partilhar por email
11-09-2015 - 10:26
Uma personalidade cujo nome rapidamente se associa à cidade de Olhão, Manuel Cajuda faz transportar o talento, o profissionalismo e uma arte singular de trabalho pelos mais variados palcos nacionais e internacionais onde tem desempenhado funções.
 
Manuel Ventura Cajuda de Sousa, nasceu a 27 de Junho de 1951 em Olhão, a cidade que faz questão de afirmar nas mais variadas participações, sendo também “a sua terrinha” para os momentos de férias e lazer.
 
Foi jogador de futebol passando por várias equipas portuguesas, onde se destacou ao serviço do SC Farense, clube onde terminou o seu percurso de jogador e iniciou a carreira de treinador.
 
De treinador-adjunto, rapidamente passou para responsável pelas equipas, tendo oportunidade de trabalhar ao lado de figuras como o búlgaro Hristo Mladenov (Selecionador da Bulgária).
 
 Manuel Cajuda foi treinador do catalão Paco Fortes, do Campeão do Mundo Gil (Brasil) e do internacional húngaro Ferenc Mészáros.
 
Como treinador principal começou no S.C. Farense, passando por equipas como União de Leiria, Sp. Braga, Belenenses, Beira-Mar e Vitória de Guimarães. No plano internacional, conduziu o Zamalek (Egipto), Congqing (China) e Al Sharjah (Emirados). Consagrou alguns títulos e levou várias equipas às competições internacionais (Taça UEFA-Liga dos Campeões da Europa e África e Taça Intertoto).
 
Respeitado pela imprensa e reconhecido pelo trabalho desempenhado nos vários clubes, Manuel Cajuda é um dos treinadores portugueses mais acarinhados no panorama desportivo nacional.
 
Para os entendidos na matéria, Manuel Cajuda consegue aliar “a simplicidade a uma personalidade forte e construir um modelo muito pessoal que motiva os jogadores e aumenta o rendimento das equipas que dirige.”
 
Atingiu excelentes resultados no Braga, Leiria e Marítimo, com boas classificações e qualificações para a UEFA Europa League, juntamente com o seu sucesso na Zamalek (Vice - Campeão e Final da Taça) e Al Sharjah (melhor classificação nos últimos dez anos). Do seu percurso não pode saltar o sucesso no V. Guimarães, quando assumiu o cargo. Cajuda aceitou o desafio numa altura em que o clube estava numa posição baixa na tabela da Segunda Liga, mas conseguiu classificar-se para a Primeira Liga. 
 
Na temporada seguinte, conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões Europeus (apuramento) depois de um brilhante terceiro lugar na Primeira Liga. 
 
É pela sua entrega ao trabalho, pelo estilo muito próprio e pela humildade que transmite ao mesmo tempo que, Manuel Cajuda é recordado como um dos melhores treinadores que orientaram o Vitória de Guimarães, Sp. Braga e Marítimo. Tem uma vasta experiência em todas as competições que participou como UEFA Intertoto Cup, UEFA Europa League, Liga dos Campeões e da Liga dos Campeões Africanos, assim como o futebol asiático, árabe e africano. 
 
Manuel Cajuda é um treinador carismático, característica reconhecida pela maioria dos jogadores que com ele trabalharam. É de sublinhar ainda o facto de fazer valer a sua experiência quando de novos talentos se trata. 
 
Gosta de lançar jogadores jovens tal como o fez ao longo da carreira com Quim (guarda-redes do Sp.Braga e da Seleção), Pepe (Real Madrid), Tiago (Benfica, Chelsea, Juventus e Atl. Madrid) e Danny (Zenit). 
 
Sempre com um espírito empreendedor, Manuel Cajuda tem aperfeiçoado as suas estratégias ao longo da carreira, sendo por isso, reconhecido como o treinador que consegue aliar a inteligência à tática de jogo para obter melhores resultados.
 
É uma referência olhanense, é uma personalidade que tem orgulho em fazer chegar mais longe o nome da terra que o viu nascer e onde gosta de se refugiar. 
 
Foto:Facebook
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio