Olhão

Manuel Cajuda

 
Uma personalidade cujo nome rapidamente se associa à cidade de Olhão, Manuel Cajuda faz transportar o talento, o profissionalismo e uma arte singular de trabalho pelos mais variados palcos nacionais e internacionais onde tem desempenhado funções.

 
Manuel Ventura Cajuda de Sousa, nasceu a 27 de Junho de 1951 em Olhão, a cidade que faz questão de afirmar nas mais variadas participações, sendo também “a sua terrinha” para os momentos de férias e lazer.
 
Foi jogador de futebol passando por várias equipas portuguesas, onde se destacou ao serviço do SC Farense, clube onde terminou o seu percurso de jogador e iniciou a carreira de treinador.
 
De treinador-adjunto, rapidamente passou para responsável pelas equipas, tendo oportunidade de trabalhar ao lado de figuras como o búlgaro Hristo Mladenov (Selecionador da Bulgária).
 
Manuel Cajuda foi treinador do catalão Paco Fortes, do Campeão do Mundo Gil (Brasil) e do internacional húngaro Ferenc Mészáros.
 
Como treinador principal começou no S.C. Farense, passando por equipas como União de Leiria, Sp. Braga, Belenenses, Beira-Mar e Vitória de Guimarães. No plano internacional, conduziu o Zamalek (Egipto), Congqing (China) e Al Sharjah (Emirados). Consagrou alguns títulos e levou várias equipas às competições internacionais (Taça UEFA-Liga dos Campeões da Europa e África e Taça Intertoto).
 
Respeitado pela imprensa e reconhecido pelo trabalho desempenhado nos vários clubes, Manuel Cajuda é um dos treinadores portugueses mais acarinhados no panorama desportivo nacional.
 
Para os entendidos na matéria, Manuel Cajuda consegue aliar “a simplicidade a uma personalidade forte e construir um modelo muito pessoal que motiva os jogadores e aumenta o rendimento das equipas que dirige.”
 
É pela sua entrega ao trabalho, pelo estilo muito próprio e pela humildade que transmite ao mesmo tempo que, Manuel Cajuda é recordado como um dos melhores treinadores que orientaram o Vitória de Guimarães, Sp. Braga e Marítimo. Tem uma vasta experiência em todas as competições que participou como UEFA Intertoto Cup, UEFA Europa League, Liga dos Campeões e da Liga dos Campeões Africanos, assim como o futebol asiático, árabe e africano. 
 
Manuel Cajuda é um treinador carismático, característica reconhecida pela maioria dos jogadores que com ele trabalharam. 
 
Sempre com um espírito empreendedor, Manuel Cajuda tem aperfeiçoado as suas estratégias ao longo da carreira, sendo por isso, reconhecido como o treinador que consegue aliar a inteligência à tática de jogo para obter melhores resultados.
 
Foto:Facebook
 
(+) Olhão

Etson Barros

Saúl Neves de Jesus

Ana Margarida Picoito

Vera Casaca

Gonçalo Ramos