Sociedade

"Marcha/Corrida de Orientação das Ermidas de Loulé" apoia causa social

 
A Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Paróquia de S. Clemente e dos Escuteiros de Loulé, realiza a “Marcha/Corrida de Orientação das Ermidas de Loulé” no próximo domingo, 26 de outubro, pelas 9h30, com partida junto à Cerca do Convento, com o objetivo de unir e reconhecer o circuito das Ermidas de Loulé, mas também com uma componente solidária.

 
Serão realizados dois percursos, um com uma distância inferior e mais citadino (9Km) e outro mais longo o qual contempla uma ermida mais distante e já fora do centro da cidade (14Km). 
 
As Ermidas da Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Santana, Santa Luzia, Nossa Senhora das Portas do Céu, Santa Catarina dos Quartos (percurso de 14km) e Nossa Senhora do Pilar são os locais de passagem nesta Marcha/Corrida.
 
Todos os participantes terão acesso a um mapa no qual consta a localização de cada ermida e qual o trajeto que devem efetuar para atingir o objetivo. Em cada ermida os participantes deverão entrar na mesma e adquirir uma ficha na qual consta uma breve descrição histórica e cultural relativa a cada local.
 
Pretende-se, mostrar aos participantes a riqueza histórica e patrimonial destes edifícios, assim como a sua envolvente geográfica e ambiental, ao mesmo tempo que se alerta para a sua riqueza e para a compreensão da sua localização ao redor da antiga vila de Loulé, demarcando percursos do quotidiano dos viajantes e restante população.
 
Por outro lado, pretende-se promover junto da população a adoção de um estilo de vida ativo, associado aos diversos benefícios para a saúde através da prática regular de atividade física.
 
Este será também uma Marcha Corrida Solidária uma vez que os participantes terão a oportunidade de contribuir com um donativo ou bens essenciais para crianças desfavorecidas do Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos”
 
As Ermidas de Loulé, instaladas desde o centro da cidade em direção aos arredores, foram sendo erigidas, na maioria, ao longo da centúria de seiscentes, embora algumas sejam originárias dos séculos XIV e XV, como é o caso, respetivamente, da Ermida de Santa Catarina dos Quartos e de Nossa Senhora da Piedade, cujos documentos mais antigos já atestam a sua existência.
 
As inscrições podem ser feitas através do telefone 289 400 888 ou email dds@cm-loule.pt