siga-nos | seja fã
PUB
 

Maria Campina

Maria Campina
Imprimir Partilhar por email
12-10-2013 - 22:06
Maria Campina de Sousa Pereira Ruivo é natural de Loulé e nasceu em 1914.
 
 
Maria Campina é conhecida do grande público pela vida artística e pela obra que deixou ao país em geral e ao Algarve em particular. 
 
Faleceu em Faro em 1984 e o seu talento reconheceu-a como uma ilustre pianista portuguesa. 
 
Maria Campina foi aluna de Luís de Freitas Branco e de Varela Cid e recebeu diversos prémios pelas suas interpretações nacionais e internacionais, o que confere à região algarvia um enorme motivo de orgulho. 
 
Em termos culturais, é imortalizada pela fundação do Conservatório Regional do Algarve em 1973, ficando a instituição posteriormente com o seu nome. 
 
Após a morte do seu marido, a Fundação Pedro Ruivo (com o nome deste) instituiu o Prémio Internacional de Piano Maria Campina a atribuir a alunos com talentos com menores recursos económicos. 
 
No edifício-sede do Conservatório, existe um Museu dedicado a Maria Campina, onde estão expostas diversas peças desta pianista algarvia disponíveis ao público. 
 
Na mesma exposição, é possível apreciar os seus objectos e mobiliário, o que constitui uma verdadeira obra de arte que merece ser conhecida pelos visitantes nacionais e estrangeiros. 
 
Compreender mais de perto a história e percurso de Maria Campina, é abordar a obra que deixou à comunidade e que muito beneficia novos talentos e enaltece o panorama cultural no Algarve. 
 
Nesse sentido, é importante referir que, o Conservatório Regional do Algarve, recebeu em 1973 o alvará do Ministério da Educação para o Ensino Artístico Especializado da Música nos níveis Básico e Complementar. 
 
No mesmo enquadramento e, como reconhecimento do trabalho realizado e pelo serviço prestado à comunidade, a Secretaria de Estado da Cultura distinguiu o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina com a Medalha de Mérito Cultural, no dia 21 de Setembro de 1988. 
 
No dia da Cidade em 2004, o Município de Faro agraciou a instituição com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro. 
 
De salientar que, a escola é propriedade da Associação do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, uma Instituição de Utilidade Pública, sem fins lucrativos e capaz de proporcionar um infinito de oportunidades a todos quantos idealizem seguir o gosto pela música. 
 
Maria Campina é um exemplo de talento e de generosidade que merece ser revitalizada e enaltecida no Algarve e no país. 
 
(Actualização:06-11-10)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Margarida Correia (Querença)



-

Victor Borges (Benafim)



-

Manuel Baptista



-

António Parsotamo



-

Luzia Vieira



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio