siga-nos | seja fã
PUB
 

Mário Centeno

Mário Centeno
Imprimir Partilhar por email
01-12-2015 - 22:38
Tomou posse em novembro de 2015 como ministro das finanças do Governo de António Costa, e tem despertado muita curiosidade nos mais variados quadrantes.
 
Mário Centeno, nasceu em Olhão e tem 48 anos.
 
É economista, viveu a infância e adolescência em Vila Real de Santo António e, desde então, o seu percurso tem conhecido uma ascensão notável.
 
É ministro das finanças do XXI governo constitucional e, naturalmente merece destaque no espaço “Figuras da nossa terra”.
 
Nasceu a 9 de dezembro de 1966, é independente e, desde há vários anos que tem dado a conhecer a sua posição sobre o mercado de trabalho português.
 
Mário José de Gomes Freitas Centeno, é licenciado em Economia e mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Economia pela Universidade de Harvard.
 
Foi economista do Banco de Portugal, a partir de 2000, e diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos deste, de 2004 a 2013. 
 
Entre 2004 e 2013, foi também membro do Comité de Política Económica da União Europeia. 
 
De 2007 a 2013, foi presidente do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas, no Conselho Superior de Estatística. É ainda professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão.
 
Em Vila Real de Santo António, residia perto da Praça Lutegarda Guimarães de Caíres que homenageia a poetisa e socióloga natural da então vila e que poderá ter “inspirado” Mário Centeno na procura de mais conhecimento. Foi para Lisboa aos 15 anos para continuar os estudos, no Liceu Patrício Prazeres, seguindo-se o ISEG. A universidade de Harvard foi o limite (até ao momento).
 
É o mentor do programa económico do PS, defende uma política de crescimento pelo estímulo ao consumo interno, que permita a reconstrução do aparelho produtivo.
 
Alerta há anos que a segmentação entre trabalhadores muito protegidos e trabalhadores quase sem proteção está no centro dos problemas do mercado de trabalho português.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



-

Manuel Cajuda



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio