Sociedade

Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António em risco de ser amputada - Quercus

A Quercus demonstra em comunicado a sua preocupação e desagrado com a anunciada intenção de relocalizar o Parque de Campismo de Monte Gordo para poente, destruindo mais uma parcela significativa da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, com o "propósito de satisfazer negócios imobiliários do Município e obter receita à custa da destruição dos valores naturais".

 
A Quercus refere que tomou conhecimento da intenção anunciada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António de alienar terrenos cedidos pelo Estado e de relocalizar o Parque de Campismo de Monte Gordo para o lado poente da vila, destruindo mais uma parte da Mata Nacional das Dunas Litorais e do sítio de importância comunitária da Ria Formosa / Castro Marim.   
 
A Mata Nacional das Dunas Litorais é uma das poucas áreas florestais públicas do Algarve, estendendo-se os seus 434 hectares ao longo da faixa dunar que vai do oeste de Vila Real de Santo António a oeste de Monte Gordo. 
 
É um ecossistema dunar de elevada importância, adianta a Quarcus, onde se evidencia a presença de floresta de pinheiro-bravo e pinheiro-manso (habitat prioritário para a conservação na União Europeia) e de vegetação dunar composta pelo cordeiro-da-praia, cardo-marítimo, eruca-marítima, estorno e pelo tomilho-carnudo. 
 
A inserção da Mata Nacional das Dunas Litorais na Rede Natura 2000, demonstra a importância deste local no contexto europeu, salienta a Quarcus. 
 
Ciente da importância que a Mata Nacional das Dunas Litorais tem para a preservação do sistema dunar do Sotavento Algarvio a Quercus já pediu esclarecimentos ao Município de Vila Real de Santo António manifestando desde já que irá usar todos os meios ao seu alcance para impedir que, o "património do Estado Português seja alienado para satisfazer interesses imobiliários", numa região que tem excesso de oferta imobiliária e turística e que tem vindo a destruir de forma sistemática os seus valores naturais ser ter salvaguardado o interesse público.