Sociedade

Meia centena de amendoeiras vão ser plantadas em Faro

 
Ação integra iniciativa cívica “Plantar Portugal”.

 
A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), aderiu este ano à iniciativa cívica “Plantar Portugal” e vai assinalar a 8ª edição da Semana da Reflorestação Nacional, com uma ação de plantação de meia centena de árvores na freguesia, nos dias 24 e 25 de Novembro.
 
Neste ano, de acordo com os coordenadores nacionais do Plantar Portugal, em que os incêndios florestais voltaram a afetar gravemente o país, considera-se ser da maior importância aproveitar esta iniciativa para restituir parte do que foi perdido e prestar uma homenagem a todas as vítimas deste flagelo nacional.
 
Neste sentido, a União das Freguesias de Faro vai promover esta iniciativa, com a colaboração de várias associações, escolas e cidadãos que se preocupam com o ambiente e sintam que é importante participar neste desígnio nacional dando o seu contributo em prol da defesa da biodiversidade e da sustentabilidade urbana.
 
De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, decidiu-se pela plantação de amendoeiras por ser uma árvore sem grandes exigências hídricas, perfeitamente adaptada ao clima e aos solos da região e por ser um dos grandes símbolos do Algarve, "mas que infelizmente são cada vez mais raras", considerando de especial importância preservar e restabelecer em Faro esta marca identitária.
 
De referir que a ALGAR juntou-se a este projeto fornecendo o seu composto vegetal (Nutriverde) para auxiliar o bom enraizamento das árvores a plantar.