Sociedade

Mendes Bota despediu-se da Assembleia da República após 24 anos de actividade parlamentar

 
“Após 24 anos de actividade parlamentar, tive a despedida com que sempre sonhei. Sob o aplauso de toda a Assembleia da República, com palavras de apreço pelo homem que sou e de reconhecimento pela forma empenhada como trabalhou o político que fui, por parte das direcções dos seis grupos parlamentares, da direita à esquerda do hemiciclo. Foi um momento emocionalmente tocante, este sim, um privilégio concedido a poucos. Foi o ponto mais alto da minha vida pública, que jamais esquecerei:26 de Novembro de 2014.”

 
Foi este o comentário de Mendes Bota, quando na passada quarta-feira, usou da palavra para anunciar que punha um termo ao seu mandato parlamentar. A primeira vez que se sentou nas bancadas, foi no dia 31 de Maio de 1983. 
 
Entre o Parlamento português e o Parlamento Europeu, exerceu mandatos parlamentares durante 24 anos, atravessando 8 Legislaturas, entre 1983-1999 e 2005-2014. Eleito em representação do círculo eleitoral do Algarve, a excepção foi Beja, círculo pelo qual foi eleito em 1991 (VI Legislatura). Esteve no Parlamento Europeu por duas vezes (1989-1994 e 1998-1999). 
 
Era, até agora, o presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia. No passado, foi presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
 
Foi deputado na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa durante 11 anos, onde desempenhou cargos como os de presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres, vice-presidente da Comissão das Questões Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, Relator Geral sobre a Violência contra as Mulheres e Coordenador da Network Parlamentar Europeia “Women Free From Violence”.
 
Neste âmbito, dedicou uma parte substancial do seu trabalho político dos últimos oito anos, em defesa dos direitos das mulheres, e no combate à violência de género e ao tráfico de seres humanos.
 
Merece destaque o seu trabalho em prol da Convenção de Istambul (Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica).
 
Tornou-se, internacionalmente, reconhecido activista destas causas, bem como do combate à corrupção e pela regulamentação da actividade do Lóbi, sendo convidado para falar em dezenas de conferências na Europa, em África e na América.
 
Recebeu, recentemente, em Bruxelas, o “Scandinavian Human Dignity Award 2014”, conferido pela Scandinavian Human Rights Lawyers, como reconhecimento pela sua acção contra o tráfico de seres humanos na Europa.
 
Foi, igualmente, deputado na Assembleia Interparlamentar Europeia de Segurança e Defesa (UEO), durante 8 anos, onde se destacaram os seus relatórios sobre investigação científica e tecnológica nas áreas da segurança, defesa e espaço.
 
Na última intervenção em Plenário, Mendes Bota manifestou a sua "lealdade permanente àquilo que designou de trilogia do coração, Algarve, Portugal e Europa".
 
Para além das palavras de despedida aos colegas, Mendes Bota fez agradecimentos especiais à deputada Maria de Belém, que foi quem o incentivou no Conselho da Europa a abraçar a causa dos direitos das mulheres, ao deputado Mota Amaral, presidente da delegação parlamentar de Portugal no Conselho da Europa, à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves e ao seu antecessor, Jaime Gama, por todo o apoio institucional que deram ao desenvolvimento da sua actividade.
 
Finalmente, não se esqueceu de agradecer a todos os funcionários da Assembleia da República, particularmente àqueles com quem trabalhou, pelo seu empenho e dedicação.
 
No dia 1 de Dezembro de 2014, Mendes Bota inicia uma nova etapa, integrando o Gabinete do Comissário Europeu Português, Carlos Moedas, em Bruxelas, para onde irá trabalhar.