siga-nos | seja fã
PUB
 

Mendes Bota

Mendes Bota
Imprimir Partilhar por email
20-10-2013 - 23:41
José Mendes Bota, é natural de Loulé e nasceu a 4 de Agosto de 1955.
 
 
A vida política activa e os muitos cargos públicos que tem ocupado dão a Mendes Bota um estatuto que ultrapassa a região e se projecta no país e na União Europeia. 
 
É licenciado em Economia e frequentou o Programa Avançado de Gestão pela Escola de Pós-Graduação em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica. 
 
Para além de empresário e economista, ocupa cargos de relevo tais como o de Deputado na XI Legislatura reeleito pelo PSD, e de Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Faro. 
 
Ao longo do seu percurso político, para além da ligação ao Partido Social Democrata, foi Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios, foi igualmente deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, a que se acrescenta o cargo de deputado à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. 
 
O Algarve conhece Mendes Bota pela Presidência da Câmara Municipal de Loulé entre 1982 e 85, pelas obras publicadas, pelo trabalho levado a cabo pela regionalização, dando voz ao movimento “Regiões Sim”, sem esquecer a “voz incómoda” que assume pela igualdade de género e pela punição dos agressores face ás mulheres. 
 
Sempre interessado em enaltecer os interesses da região em particular, e do país em geral, Mendes Bota mantém uma vida pública activa. Ao ter sido recentemente reeleito como deputado à Assembleia da República, certamente que dará o seu contributo na elevação do Algarve e na luta pelas causas que defende. 
 
Em Outubro de 2009 foi reeleito pela Assembleia da República para continuar a integrar como membro efectivo a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e a Assembleia Interparlamentar Europeia de Segurança e Defesa, onde tem desempenhado intensa actividade desde os anos de 1988 e 1989, a que se juntaram mais de quatro anos na X Legislatura de 2005 a 2009. 
 
Em Janeiro de 2010 foi eleito presidente da Comissão para a Igualdade 
 
A 25 Julho de 2010 Mendes Bota lançou o livro «Activismo Europeu», que o próprio considera como «um dever de informação criteriosa aos eleitores, sobre uma atividade que normalmente só conhece a luz do dia pelas piores razões». 
 
Nesta obra Bota retrata o que pensa e o que fez desde 2005 nas instituições políticas europeias, em representação de Portugal, por causas como o combate à violência contra as mulheres, a promoção da igualdade de género, a regionalização, o ambiente, o turismo e a segurança. 
 
De 27 a 29 de Julho de 2010 Mendes Bota foi o orador principal da Conferência Regional para os Parlamentos Árabes, dedicada ao tema “Implementação da CEDAW [Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres] e fim à violência contra as mulheres”, que se realizou em Beirute (Líbano). 
 
Em Outubro de 2010, deixou a liderança do PSD-Algarve. 
 
Em Janeiro de 2011 foi reeleito Presidente da Comissão para a Igualdade do Conselho da Europa 
 
Em Junho de 2011 foi eleito deputado (cabeça de lista pelo Algarve pelo PSD) à Assembleia da República no Governo de Passos Coelho. 
 
Em Julho foi eleito presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da AR 
 
(Actualização:26-01-11)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Margarida Correia (Querença)



-

Victor Borges (Benafim)



-

Manuel Baptista



-

António Parsotamo



-

Luzia Vieira



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio