Sociedade

Mesmo com requalificação EN125 regista mais acidentes e vítimas mortais - CUVI

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante chama a atenção para a proliferação de traços contínuos em retas com vários quilómetros.

 
Segundo a Comissão de Utentes da Via do Infante, no que respeita às portagens na Via do Infante nada se alterou, "o governo continua a prosseguir a mesma política do governo anterior, persiste em manter portagens injustas e criminosas que continuam a destruir muitas famílias e o Algarve, como inclusivamente, os deputados do PS têm votado na Assembleia da República, ao lado do PSD e do CDS/PP, contra diversas propostas de outras forças políticas que propõem a eliminação das portagens na Via do Infante". 
 
A Comissão de Utentes foca que o verão já começou e as obras na EN125 estão longe de terminarem numa parte da via, "não se sabendo muito bem quando começa a requalificação dos troços situados entre Vila Real de Santo António e Olhão".
 
A CUVI chama ainda a atenção para a proliferação de traços contínuos em retas com vários quilómetros, "para desespero de utentes, empresários e outras entidades".
 
Desde o início do ano e até 15 de julho, já ocorreram no Algarve 5.241 acidentes (mais 249 que no ano anterior) com 19 vítimas mortais (mais 6 do que em 2016) e 90 feridos graves (mais 17 do que em 2016), grande parte na "rua urbana" 125. 
 
"Mais uma vez o Algarve vai chegar ao fim do ano com mais de 10.000 acidentes de viação, com o seu rol de mortos e feridos", confirma a Comissão de Utentes, que anunciou que vai levar a cabo neste verão "mais um conjunto de ações pela eliminação das portagens na Via do Infante e por uma correta requalificação da EN125, sendo preciso corrigir os troços mal requalificados".
 
No próximo domingo, dia 23 de julho, pelas 10h00, a Comissão de Utentes volta a participar na concentração e desfile de motas em Faro, organizado pelo Motoclube de Faro.
 
Outras ações e iniciativas neste verão, incluindo buzinões, marchas lentas e protestos anti-portagens nas deslocações dos governantes, ou junto às suas residências de férias, também terão lugar. Oportunamente serão divulgados mais alguns pormenores, assegura a Comissão.