Economia

Ministro da Economia e Secretária de Estado do Turismo receberam "lição" de Turismo Criativo em Loulé

 
 
Turismo Criativo é um projeto que quer tornar Loulé um local de visita obrigatória para quem quer uma experiência única e um local dinâmico e que fixe (novos) talentos.

 
No âmbito da visita realizada à região algarvia, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estiveram ontem à tarde na cidade de Loulé para tomarem contacto com um dos mais importantes projetos turísticos em curso no Concelho com o Turismo Criativo, uma “nova geração do Turismo”, como refere a UNESCO, que está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular do destino turístico.
 
Nesse sentido, os responsáveis governamentais visitaram a exposição temporária “Mesa Ajudada”, no Museu Municipal de Loulé. Trata-se de uma uma iniciativa que mostra o resultado do trabalho coletivo realizado no âmbito de uma residência criativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé, numa ação conjunta com a Proactivetur e a SSW - Scottish Sculpture Workshop, com o apoio do Mestrado de Design de Comunicação, Turismo e Cultura da UAlg.
 
“Mesa ajudada” reflete o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos a partir das práticas rurais as ajudadas. Durante doze dias, doze pessoas, entre elas artistas e artesãos escoceses e portugueses, trabalharam em conjunto na preparação de uma refeição e tudo o que a compõe: a mesa, as panelas, os talheres, os pratos, os copos.
 
“Mesa Ajudada” é uma das faces visíveis do projeto Loulé Criativo, uma aposta do Município na valorização da identidade deste território. Apoia a formação, a inovação e a atividade de artesãos e profissionais do setor criativo. 
 
A comitiva governamental foi recebida pelo executivo municipal, pela diretora do Museu e pelos responsáveis da Proactivetur que falaram em traços gerais sobre o Turismo Criativo e da Rede Internacional “Creative Tourism Network”, da qual Loulé faz parte. Loulé foi a primeira cidade portuguesa a integrar esta rede internacional de turismo criativo, criando uma Rede Local de Parceiros que convida os visitantes durante todo o ano a fazerem uma imersão pela cultura, identidade e tradições da terra.
 
Nesse sentido, desenvolve-se um programa diversificado de workshops e de experiências de aprendizagem que dão a experimentar “hands on” a cultura do lugar, através da arte, do artesanato, da gastronomia, do património.