Sociedade

Monchique: bombeiros enfrentam dificuldades no combate às chamas

 
O fogo continua a não dar tréguas aos bombeiros que desde as 17h20 se encontram numa encosta da serra de Monchique.

 
De acordo com a informação disponível até ao momento e a que o Algarve Primeiro teve acesso, os bombeiros "enfrentam dificuldades por falta de acessos" no combate ao fogo florestal.
 
O fogo que se desenvolve ativamente "numa grande frente" está a ser combatido por cinco meios aéreos, já que 133 homens mobilizados e 39 veículos não têm condições para chegar junto à frente de fogo, avançou Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil de Faro.
 
O responsável acrescentou que "alguns dos acessos estavam a dificultar a ação dos bombeiros devido a restos de eucaliptos e outras árvores deixadas pelos madeireiros".
 
A informação ainda é escassa dada a complexidade da operação, ainda assim sabe-se que, o fogo lavra no flanco oeste da serra de Monchique, no limite que divide os concelhos de Monchique e Aljezur.
 
Devido às condições do local, estão envolvidas no combate às chamas três máquinas - duas de rastro e uma retroescavadora -, para abrir e limpar caminhos, possibilitando o avanço dos bombeiros para combater as chamas.
 
Segundo Vaz Pinto, o fogo continua incontrolável, pelo que se poderá prolongar pela noite fora.