Sociedade

Município de Lagos assinala Dia Mundial do Livro

Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, e sensibilizar a população para a leitura, a Câmara Municipal de Lagos organizou um conjunto de atividades das quais se destaca a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen”.

 
Por decisão da UNESCO, a data de 23 de abril foi escolhida para Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. 
 
Até ao dia 03 de maio, entre as 10h30 e as 18h00, está a decorrer, nos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes), uma Feira do Livro, cuja organização está a cargo da Livraria Livros Ria Formosa.
 
No dia 21 decorre, a partir das 19h00, uma sessão pública, a ter lugar na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, onde será apresentado o Projeto “Voluntários de Leitura”.
 
Este projeto, promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.
 
No Dia Mundial do Livro, dia 23, será concedido, durante todo o dia, um desconto de 50% nas edições publicadas pela autarquia à venda nos diversos equipamentos municipais
 
Para o dia 26, pelas 16h00, está prevista a entrega de prémios do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, numa parceria com a Câmara Municipal de Loulé. 
 
Uma iniciativa destas duas autarquias, através das suas Bibliotecas Municipais, que tem como principal objetivo incentivar para a leitura das obras da conhecida poetisa. Este ano, o concurso conta com o patrocínio da FNAC e o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Direção Regional de Educação do Algarve.