Economia

Município de Olhão é um dos parceiros do I Congresso Ibérico de Aquacultura

 
Realiza-se entre 13 e 16 de outubro de 2015 o I Congresso Ibérico de Aquacultura, sendo o Município de Olhão um dos parceiros portugueses.

 
O encontro, inserido no XV Congresso Nacional de Aquacultura e organizado pela Sociedade Espanhola de Aquacultura, acontece em Huelva. Até 30 de novembro decorre a votação para a escolha do tema que será alvo de debate aprofundado durante quatro dias.
 
O Município de Olhão, tendo em conta o know-how do concelho neste tema, é um dos parceiros estratégicos na organização do I Congresso Ibérico de Aquacultura, numa oportunidade para o tema da aquacultura ser debatido conjuntamente por especialistas de Portugal e Espanha.
 
A autarquia revela que, pretende-se promover uma colaboração mais estreita entre os agentes do setor e cientistas de Espanha e Portugal, com o objetivo de enfrentar conjuntamente os desafios e as perspetivas inerentes a este tema, nomeadamente a pesquisa na área da aquacultura, o desenvolvimento e inovação, a tecnologia e transferência de conhecimentos, assim como promover o desenvolvimento sustentável da aquacultura nos dois países.
 
Até ao final do mês de novembro, os interessados podem votar no seu tema de eleição, entre os sugeridos em https://docs.google.com/forms/d/1a0nsxsa-oC9RlnfKxnAYCU3mdUseQ7glyDm8qmonYxM/viewform?c=0&w=1. 
 
O mais votado será o que estará em debate no final do próximo ano e no qual entidades como a Câmara Municipal de Olhão, a Universidade do Algarve ou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também participam como membros da comissão organizadora.
 
A votação pode ser feita de entre os seguintes temas: Aquacultura: Governança e Estratégia; Ciência e governança para uma aquacultura com futuro; A Aquacultura Ibérica: novos desafios; Aquacultura: cultivando o futuro; Aquacultura: um horizonte sustentável e/ou Cultivando o presente para alimentar o futuro.