Economia

Município de Silves aprova nova Estratégia Local de Habitação num investimento de 13 milhões de euros

Foto - CM Silves
Foto - CM Silves  
O Município de Silves aprovou a revisão da Estratégia Local de Habitação, no âmbito da execução do Programa 1.º Direito e do Plano de Recuperação e Resiliência.

A autarquia considera que a revisão da Estratégia Local de Habitação, alarga o seu alcance e abrangência relativamente às soluções habitacionais que serão desenvolvidas ao abrigo do Programa 1.º Direito, com soluções habitacionais para 124 famílias.
 
Deste modo, o Município refere que este novo instrumento prospetivo, de 2.ª geração, irá permitir maximizar as oportunidades de financiamento da autarquia para disponibilizar mais fogos habitacionais acessíveis, "reunindo melhores condições de habitabilidade, para quem reside em alojamentos em sobrelotação, precários e/ou insalubres, e, simultaneamente, não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma habitação condigna".
 
A Câmara de Silves revela ainda que a nova Estratégia Local de Habitação, disponível no site institucional da autarquia (www.cm-silves.pt), integra um total de investimento público na ordem dos 13 milhões de euros, a executar até meados de 2026, entre duas tipologias de intervenção: a aquisição (e reabilitação) de fogos habitacionais e a reabilitação do parque habitacional municipal.
 
Em comunicado, a autarquia convida os interessados a apresentar propostas de venda de imóveis destinados a habitação, para efeitos de execução da sua Estratégia Local de Habitação e operacionalização do Programa 1.º Direito, por via de acordo de colaboração a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. As propostas devem ser endereçadas para o endereço eletrónico sasocial@cm-silves.pt e serão analisadas pelos serviços, em linha com os critérios definidos no Programa 1.º Direito.