Sociedade

Municípios do Algarve unidos na mobilidade suave e não poluente

 
A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve encontra-se a preparar uma candidatura, em parceria com os 16 municípios, ao CRESC Algarve 2020 no âmbito dos PAMUS – Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.

 
Na segunda-feira, dia 27 de março, foi aprovado por unanimidade o plano para o Algarve, em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da AMAL, que se realizou em Faro.
 
De acordo com a AMAL, com um investimento de 13,2 milhões de euros, e um financiamento a 50% do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto engloba a criação de vias cicláveis e pedonais, uma melhoria significativa nos transportes públicos e nas acessibilidades e a gestão de parques de estacionamento.
 
A criação, consolidação, expansão ou revitalização da Ecovia do Algarve constitui um dos pontos fortes deste plano, que adapta o investimento a efetuar à situação atual de cada concelho e prevê ter a ciclovia concluída até o ano de 2020, assegura a AMAL.
 
Nos municípios que não são abrangidos pela ciclovia o investimento será aplicado noutras propostas. 
 
No âmbito do PADRE - Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos, está também previsto um investimento de cerca de 2 milhões de euros para aplicar em vias cicláveis.
 
Responsável pela coordenação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Transportes Intermunicipal, integrado na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial, a AMAL vai investir na capacitação da Autoridade de Transportes Intermunicipal, uma nova valência assumida pela Comunidade Intermunicipal.
 
Refira-se que o plano aprovado pelos municípios e coordenado pela AMAL pretende incentivar, junto da comunidade, a utilização de formas de mobilidade mais eficientes, como o recurso a transportes coletivos de passageiros ou a opção por veículos não poluentes. 
 
Algarve Primeiro