Sociedade

Museu de Portimão recebe doação de 359 obras do escultor Hein Semke

 
Um conjunto de 359 obras de escultura, cerâmica, pintura, gravura, desenho e colagem, na sua maioria de temática marítima, bem como algumas publicações e utensílios de trabalho do escultor alemão Hein Semke (1899-1995), foram recentemente doados ao Museu de Portimão por Teresa Balté, mulher do artista.

 
Hein Semke nasceu em Hamburgo em 1899 e em 1932 radicou-se em Portugal trazendo à vida artística portuguesa uma inovadora e importante dimensão expressionista. 
 
Entre outros, foi contemporâneo e amigo de Almada Negreiros, Sarah Affonso, Júlio dos Reis, Vieira da Silva, Árpád Szenes e Mário Eloy.
 
Em vida, o conjunto da sua obra foi objeto da exposição antológica “Hein Semke, 40 anos de actividade em Portugal”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1972, e a produção cerâmica de uma retrospetiva no Museu Nacional do Azulejo, em 1991. 
 
Foi condecorado com o oficialato da Ordem de Mérito da RFA, pelo presidente da RFA em 1978 e com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, em 1990.
 
Hein Semke realizou para cima de 40 mostras individuais e participou em mais de 70 coletivas. Com uma vasta obra, encontra-se representado no MNAC-Museu do Chiado, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (FCG), Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional Soares dos Reis e em numerosas coleções particulares. Tem trabalhos na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa, na Reitoria da Universidade de Lisboa, no Hotel Ritz, no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, etc.
 
Na base desta doação, que coloca o Museu de Portimão como detentor de um importante espólio artístico de temática ligada ao mar, pesou não só a forte valência museológica industrial e marítima da instituição, mas também a ligação pessoal do escultor à Praia da Rocha onde, desde 1969, frequentemente passava longas temporadas.