siga-nos | seja fã
PUB
 

Neste Natal, brinque com as (suas) crianças

Neste Natal, brinque com as (suas) crianças
Imprimir Partilhar por email
17-12-2014 - 22:28
O Natal é a época do ano em que as famílias se reúnem, em que há mais tempo para partilhar e para aproveitar todos os momentos em conjunto.
 
Sabendo que, brincar constitui um dos alicerces para uma parentalidade bem-sucedida, faz todo o sentido, aproveitar todas as ocasiões para brincar e iniciar ou acentuar esta forma  de relação entre pais e filhos.
 
Brincar é, provavelmente o melhor presente que os pais podem oferecer aos seus filhos, por isso, não precisa de se preocupar demasiado com o brinquedo que lhes vai dar, mas sim com o tempo que lhes vai dedicar para explorar o seu imaginário, o seu mundo afectivo e o prazer de brincar em conjunto.
 
Nunca é demais recordar que os especialistas defendem que, «Brincar beneficia de várias formas o crescimento das crianças, proporcionando-lhes oportunidades para aprender sobre quem são, o que podem fazer, e como se podem relacionar com o mundo que as rodeia».
 
É por isso que, «brincar com os filhos é tão importante. Brincar contribui para construir uma reserva de sentimentos e experiências positivas, que poderá ser útil em momentos de conflito, ou apenas para criar uma relação próxima, com fortes laços afetivos entre os membros da família.
 
O adulto, através do brincar, ajuda a criança a resolver problemas, a experimentar ideias, a explorar a imaginação, a comunicar os seus pensamentos, a interagir socialmente, a partilhar e a estimular os sentimentos de auto-estima».
 
Por ser muito importante pensarmos na qualidade do tempo que passamos com as crianças, tendo em conta que elas precisam de tempo, de espaço, de parceiros, mas sobretudo que no seu ambiente familiar se reconheça a importância de pais e filhos brincarem juntos, o Natal é sempre um excelente pretexto para dar vida e voz a esse desejo infantil que, após a experiência, passa a ser de toda a família.
 
É por se saber que, na noite de Natal há tantos centros de interesse, sobretudo as delícias à mesa, que renovamos o imperativo que é dar atenção aos mais novos, aproveitar a ocasião para envolver os mais pequenos nas alegrias de toda a família. Afinal, o Natal é mesmo isso, é unir gerações e corações, é aproveitar o tempo de família para fazer novas descobertas e conquistas emocionais.
 
Muitas vezes, as crianças acabam por brincar (só) entre si, quando é desejável que exista uma interacção com os demais membros da família. É tudo uma questão de aproveitar bem os momentos e dar atenção a todos!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

A parentalidade começa na decisão de querer ter filhos!



-

Há cada vez mais pais com medo dos filhos. Porquê?



-

Educação parental influencia resultados escolares e relação com colegas



-

Vamos ajudar o nosso filho a ser mais confiante?



-

Relações: conheça os primeiros sinais de alerta para a separação



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio