siga-nos | seja fã
PUB
 

Nota de pesar do PSD/Algarve pela morte de Cabrita Neto

Imprimir Partilhar por email
14-11-2017 - 17:48
Joaquim Manuel Cabrita Neto, faleceu ontem, segunda-feira, 13 de novembro, aos 77 anos.
 
Falar de Cabrita Neto, como era conhecido comummente conhecido, é enaltecer alguém que foi, indiscutivelmente, um dos mais distintos algarvios da sua geração e um dos militantes social-democratas algarvios cuja ação política mais marcou o Algarve entre abril de 1974 e o final do século XX.
 
Natural da freguesia da Guia, em Albufeira, Cabrita Neto destacou-se primeiro como empresário, depois de concluído o Curso Superior de Comércio, tirado em Londres (Grã-Bretanha). Mas onde a sua ação é mais recordada é, sem dúvida, ao serviço da causa pública. E entre as muitas atividades que apaixonadamente desempenhou neste domínio, não podemos deixar de mencionar o facto de o mesmo ter sido presidente do PSD/Algarve; presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, (1976-1979), então designada Comissão Regional de Turismo do Algarve; presidente do PSD/Algarve e da AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros, Restauração e Bebidas, fundada em 1971, e vice-presidente da HOTREC – Confederação das Associações de Hotelaria, Restauração e Cafés da União Europeia; deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo do Algarve, para as VI e VII legislaturas, respectivamente (1991-1995) e (1995-1999); e ainda Governador Civil do Distrito de Faro (1985-1995).
 
Recordamos ainda que em reconhecimento da sua ação pública, Cabrita Neto foi em 2010, pela mão do ex-Presidente da República Cavaco Silva, distinguido com a comenda da Ordem de Mérito, no dia em que em Faro se assinalaram as comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sendo que já anteriormente lhe sido atribuído igual distinção, desta feita pelo governo da República Federal da Alemanha, e ainda tendo recebido a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.
 
Ao homem e à família enlutada, bem como aos seus muitos amigos, dos mais diversos quadrantes políticos e sectores da sociedade civil, o PSD/Algarve não pode deixar de se associar ao enorme sentimento de perda que a partida de Joaquim Manuel Cabrita Neto nos deixa. Salientando que o homem parte, mas a sua obra fica.
 
A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Bloco de Faro convida Louçã a debater revolução russa



-

Algarve vê novo hospital por um "canudo"



-

Vereadores socialistas propõem Orçamento Participativo em Faro



-

Pedro Filipe Soares do BE debate Orçamento do Estado em Loulé



-

Deputado transmite a Ministro que Algarve não tem cirurgia cardiotorácica



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio