Política

Nota de pesar do PSD/Algarve pela morte de Cabrita Neto

 
 
Joaquim Manuel Cabrita Neto, faleceu ontem, segunda-feira, 13 de novembro, aos 77 anos.

 
Falar de Cabrita Neto, como era conhecido comummente conhecido, é enaltecer alguém que foi, indiscutivelmente, um dos mais distintos algarvios da sua geração e um dos militantes social-democratas algarvios cuja ação política mais marcou o Algarve entre abril de 1974 e o final do século XX.
 
Natural da freguesia da Guia, em Albufeira, Cabrita Neto destacou-se primeiro como empresário, depois de concluído o Curso Superior de Comércio, tirado em Londres (Grã-Bretanha). Mas onde a sua ação é mais recordada é, sem dúvida, ao serviço da causa pública. E entre as muitas atividades que apaixonadamente desempenhou neste domínio, não podemos deixar de mencionar o facto de o mesmo ter sido presidente do PSD/Algarve; presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, (1976-1979), então designada Comissão Regional de Turismo do Algarve; presidente do PSD/Algarve e da AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros, Restauração e Bebidas, fundada em 1971, e vice-presidente da HOTREC – Confederação das Associações de Hotelaria, Restauração e Cafés da União Europeia; deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo do Algarve, para as VI e VII legislaturas, respectivamente (1991-1995) e (1995-1999); e ainda Governador Civil do Distrito de Faro (1985-1995).
 
Recordamos ainda que em reconhecimento da sua ação pública, Cabrita Neto foi em 2010, pela mão do ex-Presidente da República Cavaco Silva, distinguido com a comenda da Ordem de Mérito, no dia em que em Faro se assinalaram as comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sendo que já anteriormente lhe sido atribuído igual distinção, desta feita pelo governo da República Federal da Alemanha, e ainda tendo recebido a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.
 
Ao homem e à família enlutada, bem como aos seus muitos amigos, dos mais diversos quadrantes políticos e sectores da sociedade civil, o PSD/Algarve não pode deixar de se associar ao enorme sentimento de perda que a partida de Joaquim Manuel Cabrita Neto nos deixa. Salientando que o homem parte, mas a sua obra fica.
 
A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve