Desporto

Novo Centro de Alto Rendimento de Vela de Vilamoura atrai seleções

 
'Completamente atípica' é assim que é descrita a situação que se vive no Vilamoura Sailing, o novo Centro de Alto Rendimento de Vela localizado em Vilamoura.

 
Acabado de abrir as portas, o Centro de Estágios não pára de receber pedidos de equipas de vela de todo o mundo, que querem usufruir das condições climatéricas e logísticas de Vilamoura para preparar os seus velejadores para as provas de alto nivel, como por exemplo, os próximos jogos olímpicos.
 
Só entre novembro e dezembro estarão nas águas de Vilamoura 36 embarcações de 49er, classe olímpica, oriundos de quase uma dezena de paises.
 
«Há seleções nacionais a deslocar toda a sua logistica para Vilamoura, planeando a sua permanência aqui até final de março, com algumas interrupções para irem participar em provas, por exemplo de apuramento para os jogos olímpicos. Serão 5 meses de intensa atividade», refere o responsável pelo Vilamoura Sailing, Ivo Ferreira.
 
Para já, até final fevereiro, está garantida a presença de mais de 140 velejadores, a que se juntam treindores, elementos da equipa técnica e em alguns casos, familiares.
 
Com o plano de ação centrado na época baixa, o Vilamoura Sailing «funcionará em contra-ciclo, contribuindo para o combate à sazonalidade. A hotelaria, o alojamento local, a restauração e todos os serviços associados irão beneficiar», salienta o responsável pelo Centro.
 
Lançado pela Companhia Náutica e pela Marina de Vilamoura, este é um projeto inovador em Portugal precisamente porque estará baseado nos estaleiros da marina, usufruindo de todas as condições e infraestruturas proporcinadas por aquela que venceu a distinção de Melhor Marina Internacional 2015-2017.
 
Isolete Correia, diretora da Marina, afirma que «é a confirmação de que dispomos das condições ideias para a prática da vela o ano todo e de que contrariar a sazonalidade está ao nosso alcance».
 
O Centro de Estágios pretende atrair equipas de vela de todo o mundo, de competição e alta competição, colocando à disposição embarcações de várias classes (optimist, Laser, 420, 470 e 49ers).
 
Embora se preveja que sejam os paises do norte da Europa os principais utilizadores do Centro de Estágios, estão já a decorrer negociações para que Vilamoura se torne a base na Europa de algumas equipas olímpicas da Ásia e América do Sul.
 
O serviço oferecido pelo Centro será adaptado às medidas de cada equipa mas o objetivo é fornecer pacotes de estágio completos que incluem alojamento, alimentação, transportes, embarcações, equipamentos e até treinadores, caso seja necessário.