Sociedade

Nuvem de pó vinda de África a caminho do Algarve

 
Segundo informação da Agência Portuguesa do Ambiente, prevê-se que Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando partículas e poeiras em suspensão, durante esta quinta-feira, 13 de abril.

 
Segundo a APA, na base desta previsão está um anticiclone localizado a sudoeste das Ilhas Britânicas e uma depressão centrada a norte dos Açores, resultando numa circulação de oeste nos níveis baixos da atmosfera que não será ainda suficiente para desalojar a massa de ar formada sobre os desertos do Norte de África e que tem contribuindo nos últimos dias para o aumento de partículas e poeiras em suspensão.
 
Este fenómeno natural afeta a qualidade do ar, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão no nosso País.
 
Para a Organização Mundial da Saúde estas partículas podem entrar no aparelho respiratório e constituem, um risco para a saúde.
 
A Direção-geral da Saúde recomenda que sejam evitados esforços prolongados, limitando a atividade física ao ar livre. 
 
Crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios ou cardiovasculares devem ainda permanecer dentro dos edifícios com as janelas fechadas.  
 
A mesma entidade avança que o nosso País é por norma "invadido" durante a primavera e o verão, por partículas na atmosfera provenientes das zonas áridas do Norte de África, nomeadamente dos desertos do Sahara e Sahel.
 
Algarve Primeiro