Família
O método que muda a sua relação em 4 passos
Todos sabem que uma relação a dois tem altos e baixos e que nem sempre é fácil dar resposta aos conflitos da forma que desejaríamos, nesse sentido, a psicologia propõe o método H.E.A.L. e, em 4 passos os parceiros aprendem a manter a chama viva e a minimizar o peso dos problemas no seu quotidiano.

A proposta vem da psicóloga Melanie Greenberg, que acredita que existe sempre uma solução quando as pessoas se amam realmente.
 
Para a criadora da técnica “H-E-A-L” (“Sanar”, em inglês), este método simples pode ajudar a salvar um relacionamento em apenas quatro passos: “H” de hear (ouvir), “E” de empatia (identificar-se com o outro), “A” de agir e “L” de love (amar).
 
Ao Incrível.club, a psicóloga Melanie Greenberg, explicou como a técnica se processa adiantando que é preciso empenho para que a mesma resulte.
 
Passo 1: ouvir
 
A base de uma discussão construtiva e saudável é que ambos se ouçam, para isso, cada um tem de fazer a sua parte. Ouça o que o outro tem para lhe dizer, concentre-se na conversa da forma mais natural possível. Limite-se a ouvir o que o outro tem para lhe expor, mas sem defesas ou ataques. Elimine os preconceitos, os julgamentos e tudo o que o possam impedir de estar ali a ouvir o que se está a passar no seio da relação.
 
Tenha em mente também a importância da linguagem corporal e a forma como o outro lhe transmite a mensagem. Esta escuta ativa permite descodificar muito do que se está a passar entre vós. Procure perceber se se trata de raiva ou tristeza, se a outra pessoa se sente só, incompreendida e daí por diante. Esta análise de todos os pormenores é fundamental para o passo seguinte e para evitar colocar mais sentimentos negativos na relação.
 
Ouvir traduz disponibilidade para compreender o outro e, ao mesmo tempo, capacidade para encontrar uma solução, a dois, para o problema.
 
Passo 2: criar empatia
 
Após ter compreendido, de facto, o que o outro sente (primeiro passo), é tempo de criar empatia. Neste ponto, é fundamental ter em conta aquilo que se depreendeu na discussão e perceber se, o que a motivou foi preocupação, insatisfação com algo ou medo. É a partir deste conhecimento que se pode avançar para a fase seguinte de ser capaz de se colocar no lugar do outro.
 
Procure conectar-se com a sua parceria amorosa sentindo-se ao mesmo nível desta. Mostre apoio, compreensão e compaixão.
 
Entre “no mundo do outro” e tente perceber como se sentiria se estivesse no lugar dele. Esta tomada de consciência é muito importante para encontrar a paz e o entendimento desejados por ambos. Lembre-se de que, ao dividir o peso dos problemas com quem ama, não só está a aliviar a situação, a torná-la mais simples, como também isso vos vai reaproximar. Ambos vão sentir-se mais acolhidos e confortáveis.
 
Passo 3: é tempo de agir
 
Neste ponto, é fundamental o compromisso com as novas atitudes que ambos decidiram para superar o problema.A palavra compromisso assume aqui especial relevância, já que é a partir deste que se renova a confiança um no outro. É preciso assumir com honestidade aquilo que se está pronto para fazer dali para a frente para melhorar a situação, daí a verdade ser um ponto crucial. Se há um verdadeiro comprometimento é porque ambos chegaram a acordo e vão mudar alguma coisa. Uma alteração num hábito pode fazer toda a diferença no seio de uma relação e melhorar muito os sentimentos. Um simples pedido de desculpa, uma nova organização de algo que não estava bem, o avisar que se vai chegar atrasado ou que não se pode cumprir algo marcado, podem evitar uma nova discussão.
 
Para a pessoa amada, essas ações serão um sinal de que foi ouvida, compreendida, e que você levou a sério as suas preocupações, pelo que, não se surpreenda se o comportamento do outro em relação a si, começar a ser mais positivo. Esse deverá ser o resultado de se sentir mais amado e respeitado. E mais importante: a mudança de comportamento deve ser algo definitivo, e não provisório. Mesmo que nem sempre  se dê conta de tudo, a tendência é de que a outra pessoa entenda e perdoe pequenos deslizes, pois afinal essa força de vontade e o sentido de compromisso são muito marcantes para alguém.
 
Passo 4: é tempo de amar
 
Reserve um espaço na sua rotina para resgatar ou renovar o amor que sente pela sua parceria amorosa. Deixe de lado qualquer pensamento negativo que  possa intoxicar a relação e causar feridas. Nesta fase é muito relevante recordar os momentos bonitos que passaram juntos e tudo aquilo que vos levou a aproximarem-se e a se apaixonarem, pois será isso que vai dar força ao amor e permitir superar as dificuldades. Pense em algo de agradável que gostaria de fazer com quem ama e tome a iniciativa de concretizar. Com a mudança no terreno, só falta mesmo que se unam e aproveitem essa conquista, que celebrem o momento e que possam dar asas à imaginação.
 
Fátima Fernandes