Curiosidades

O que leva um homem a ter uma amante?

 
Este é um tema que desperta sempre muito interesse no público feminino sobretudo porque, é difícil compreender a razão pela qual a traição existe.

Apesar de ser mais comum a traição masculina, importa evidenciar que, são cada vez mais os casos de mulheres que também traem o seu companheiro; quem o comprova são os sítios de encontros na Internet.
 
Neste contexto, importa realçar que, homens e mulheres cometem infidelidades e que, seja qual for o caso, essa não é a melhor forma de se viver uma relação amorosa.
 
Segundo os terapeutas de casal, é fundamental deixar de romantizar a infidelidade e assumir que se trata de um problema sério que pode arruinar uma relação, ao mesmo tempo em que destrói a autoestima de quem é traído.
 
Quando um homem tem uma amante, isso significa que algo não está bem consigo mesmo ou na relação, pois caso contrário, seria capaz de dizer à sua cara-metade que o amor acabou e que a relação deixou de lhe fazer sentido.
 
Na posição dos mesmos especialistas, existem quatro razões que levam a que um homem procure uma amante, são eles:
 
1. Falta de maturidade para lidar com problemas e conflitos
2. Não gosta de ser subestimado e é estimulado a enganar
3. Tem vergonha das suas fantasias sexuais
4. Decide ser infiel sem um motivo aparente.
 
Um outro ponto a ter em conta e que desperta muita curiosidade, é compreender como é que alguém diz que ama e é capaz de trair…
Para os terapeutas de casal, não existem dúvidas de que, um homem ou mulher que trai, não ama, isto porque é quando nos afastamos da relação que somos capazes de procurar um novo amor. «Ninguém vive dois amores ao mesmo tempo; o que acontece é que o amor inicial que deu lugar a uma relação estável ou casamento, não foi alimentado e acabou por se perder, logo, ficou um espaço para a entrada de um novo amor», sustentam os mesmos entendidos.
 
«O amor é completo», quando existe este sentimento, a pessoa está preenchida e não procura alguém. Quando há um espaço vazio, dá-se lugar à entrada de uma nova relação».
 
Quando o amor não é alimentado, acaba por enfraquecer e isso acontece tanto com homens como com mulheres. Começa a haver menos interesse nas coisas mais simples, menos atenção ao outro e, acima de tudo, menos diálogo e menos intimidade. Em pouco tempo, o amor arrefece e termina, o que cria condições para uma traição, explicam os mesmos especialistas.
 
Na mesma sequência de interpretações, também é relevante esclarecer que, nem sempre existe um motivo para que um homem procure uma amante. É verdade que o amor arrefeceu, que o diálogo não existe, que há falta de companheirismo, mas também há casos em que, naturalmente o homem decide trair em vez de tentar resolver o problema com a sua cara-metade. Desliga-se da sua realidade, do seu casamento e deixa de procurar a pessoa e conversar sobre os problemas que estão a afetar a relação. Pura e simplesmente “parte para outra” sem dar uma justificação. Mantém a relação extraconjugal em segredo e passa a viver uma vida dupla até que, um dia alguém descubra o que se passa. Naturalmente que esta é uma forma de cobardia e afeta muito a pessoa traída, mas faz parte da realidade de muitos homens, infelizmente.
 
De acordo com os terapeutas de casal, homens e mulheres dizem trair os seus companheiros sobretudo devido a:
• Falta de diálogo
• Falta de romantismo na relação
• Não há emoção na vida amorosa do casal
• Acúmulo de funções, trabalho e rotina
• Insatisfação com a vida
• Falta de sexo no relacionamento
• Entrega à poligamia por escolha
• Falta de entrega e ousadia na cama
• Insegurança com o próprio corpo ou virilidade.
 
Por fim, nunca é demais lembrar que, no caso das mulheres, estas dizem trair os maridos por vingança, o que de todo também não é a melhor solução para ultrapassar os problemas.
 
É ainda de anotar que, idealmente os parceiros devem conversar abertamente acerca dos problemas e ter em conta que não há uma relação perfeita. Há obstáculos, há situações mais difíceis de resolver do que outras, mas juntos, é possível encontrar alternativas, o fundamental é que exista amor e que não se deixe arrefecer a chama.
 
Homens e mulheres devem ser capazes de enfrentar a vida, os problemas e aliar esforços no sentido de superarem as situações menos positivas, sendo que, a infidelidade nunca é uma solução, mas sim mais um problema!
 
Fátima Fernandes