siga-nos | seja fã
PUB
 

O seu filho não quer ir à escola?

O seu filho não quer ir à escola?
Imprimir Partilhar por email
24-09-2015 - 16:29
Então vamos ajudá-lo!
 
Sabendo que esta é uma fase delicada para muitos pais que se deparam com birras e manifestações de recusa dos filhos face à escola, procuramos um conjunto de dicas que podem ajudar a abreviar o processo e com sucesso!
 
De acordo com os profissionais da área, é importante preparar o início ou o regresso ás aulas com alguma antecedência para que a criança/jovem se vá mentalizando do que vai ao acontecer.
 
Nesse primeiro momento, as frases relativas à escola devem ser sempre positivas e de encorajamento. 
 
Os pais devem acompanhar os filhos numa visita ao estabelecimento de ensino, tentar envolver os mais novos com a comunidade, seja com os funcionários ou com outras crianças para que perceba que terá companhia e apoio.
 
Os pais não devem manifestar preocupação (mesmo que a tenham) e procurar esclarecer-se o mais possível de forma a tranquilizar os futuros estudantes.
 
Os pais devem mostrar claramente que vão estar presentes no percurso dos filhos e fazer com que os mesmos sintam essa realidade. 
 
Para tal, devem aproximar-se da escola, dos professores, ou no caso do ensino pré-escolar, do educador e mostrar à criança que o seu percurso escolar envolve a família e será gratificante para todos. 
 
Com essa relação de confiança nos profissionais da escola, os pais mostram igualmente aos filhos que terão o devido acompanhamento e apoio quando necessário.
 
É fundamental que a criança perceba que existe uma relação de parceria da escola com os pais e que essa empatia lhe é transmitida.
 
Para Eloísa Lima, diretora psicopedagógica do Dice English Course (RJ) e mestre em neurolinguística pela UFRJ (Universidade do Rio de Janeiro), "Se a experiência de ir para a escola for um evento desconfortável, desagradável ou fora das possibilidades intelectuais da criança, é muito provável que os pequenos respondam a isso de maneira negativa", pelo que é fundamental conhecer o mais possível a realidade para poder transmitir segurança aos mais novos.
 
Carla Cascino, pós-graduada em Gestão Escolar e vice-diretora do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro (SP), ressalta que, “os pais não devem deixar o filho faltar ás aulas mesmo que existam motivos para esta resistência. 
 
Os desafios precisam de ser enfrentados e superados. Não é com a ausência que se resolvem os problemas, mas sim enfrentando-os. Os pais devem expressar claramente este valor aos filhos. "Quando as crianças crescerem, não vão poder deixar de ir ao trabalho porque não estão bem com um colega", exemplifica a mesma especialista acrescentando que, “existem truques que os pais devem saber para poder ajudar os filhos, simplesmente muitos pais não conseguem superar a sua própria ansiedade e medo.”
 
Na revista Educar para Crescer foram publicadas algumas dicas de como agir quando o seu filho se recusa a ir para a escola e, também, atitudes que podem ajudar a evitar que isso aconteça. 
 
Os pais devem ter em conta que, os filhos gostam de estar em casa, que terminam um período de férias sendo natural que, o regresso ou o início do ano letivo mereça alguma resistência para as crianças. 
 
O mesmo se passa com os adultos após as férias e, não há nada a fazer senão avançar um dia após o outro e esquecer as férias! É mesmo essa atitude que se deve estender ás crianças. Claro está que, podem ocorrer situações menos positivas que dificultem o processo de integração, pelo que, o primeiro passo é sempre ouvir a criança para perceber o que a inquieta.
 
1. Converse com o seu filho. Dedique algum tempo a ouvir os seus relatos do dia para que possa compreender como está a encarar a escola, os colegas, os funcionários, professores/educadores e a própria instituição.
 
2. Em caso de problemas, não os deixe arrastar. Fale com a escola para que, em conjunto, possam dar um novo sentido à situação.
 
3. Tente perceber como está a decorrer o processo de socialização, já que as relações com os colegas podem influenciar a melhor ou pior integração. Mais uma vez, em caso de problema, não hesite em contactar a escola para que, em conjunto, encontrem uma resposta mais adequada. Muitas vezes, é a criança que sente as coisas de uma determinada forma, pelo que, nada melhor que esclarecer.
 
4. Verifique se o seu filho sente dificuldades na aprendizagem e quais os motivos que apresenta. Muitas vezes, é com a frequência da escola que se detetam problemas de saúde, pelo que é fundamental estar atento também ás orientações do educador/professor.
 
5. Procure a coordenação pedagógica e os professores quando perceber que não compreende o que se passa ou que não é capaz de superar um problema. Não deixe arrastar dúvidas e medos que só vão prejudicar o percurso escolar dos seus filhos.
 
Para entrar na escola com “o pé direito”!
 
1. Envolva o seu filho na organização do material escolar. Vão juntos ás compras, ofereça-lhe um equipamento da sua preferência e vá falando acerca do mesmo sempre com ânimo e palavras positivas.
 
2. Conheça a escola e apresente-a ao seu filho.
 
3. Em conjunto, devem contar de uma forma entusiasmada os dias que faltam para o regresso à escola. O discurso deve ser ajustado à idade da criança e os objetivos também, mas é desde cedo que se começa a fazer parte do processo educativo e, esse encorajamento inicial pode marcar os anos e as etapas seguintes.
 
4. Tente variar quem leva a criança à escola para que sinta emoções distintas.
 
5. Estimule as relações com os outros, sejam adultos ou crianças que constituem a sua escola.
 
Lembre-se que, quando os pais estão seguros e esclarecidos, os filhos estão tranquilos e confiantes.
 
Bom ano letivo!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Aprenda a proteger-se dos “vampiros emocionais”!



-

Quando a ansiedade nos atrapalha os planos  



-

Mindfulness:Treino e principais benefícios



-

Diferenças entre empatia e contágio emocional



-

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Teatro das Figuras recebe versão contemporânea de “O Lago dos Cisnes”

Teatro das Figuras recebe versão contemporânea de “O Lago dos Cisnes”

ver mais
 
GNR de Lagoa recebe do Município duas scooters

GNR de Lagoa recebe do Município duas scooters

ver mais
 
Proteção Civil de Portimão volta a ‘preparar’ escolas para situações de emergência

Proteção Civil de Portimão volta a ‘preparar’ escolas para situações de emergência

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio