Sociedade

Obra da Base de Apoio Logístico da Proteção Civil regional lançada em Quarteira

 
 
Foi assinado esta manhã o auto de consignação da BAL - Base de Apoio Logístico da Proteção Civil na cidade de Quarteira, uma estrutura que irá permitir o apoio, armazenamento de equipamento, estadia e sustentação logística das operações de proteção civil em todo o Algarve.

 
Com esta empreitada será retomada a construção de umas instalações que se encontravam paradas e em ruínas desde 2009 devido à insolvência do empreiteiro. 
 
Esta será uma das cinco BAL criadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a nível nacional, em cada uma das regiões-plano. Pretende-se que fiquem aqui residentes os meios de socorro a operacionalizar em caso de acidente grave ou catástrofe, como por exemplo inundações, explosões, incêndios, sismos, entre outros.
 
A unidade terá capacidade para albergar perto de 120 operacionais, assegurando o alojamento, alimentação, espaços administrativos (gestão e comunicações), armazenamento de equipamentos, abastecimento (exterior) e parqueamento de veículos.
 
O edifício irá ainda integrar o Comando da 2ª Companhia do Regional do Grupo de Intervenção de Proteção (GIPS) e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a equipa helitransportada, para ataque inicial a incêndios florestais, que guarnece o Centro de Meios Aéreos de Loulé.
 
A obra tem um custo estimado de cerca de 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de um ano e meio.
 
Para a Autarquia de Loulé esta é uma obra importante não apenas para Quarteira como para toda a região e para o País e vem reabilitar aquele que era um monte escombros no coração da cidade. 
 
Algarve Primeiro